Dados do observatório das Eleições, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia na Web (InWeb), mostram que, no Twitter, 66% das mensagens de apoiadores do tucano são para desmoralizar a ex-ministra.
Já os defensores de Dilma dedicam 42% dos recados a espinafrar o rival, quatro pontos percentuais a mais que no primeiro turno.
O Observatório das Eleições (observatorio.inweb.org.br) - formado por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - foi criado para monitorar o comportamento dos eleitores na internet. "Observamos que, na web, os eleitores se comportam como torcedores de futebol, defendendo os candidatos com unhas e dentes. Acaba que o espaço é tomado de críticas e discussões completamente despolitizadas. O que importa é se sair melhor", avalia o pesquisador do grupo e doutorando do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, Pedro Calais Guerra. Tuiteiros não poupam ataques: comparam Dilma a monstros, Serra a palhaços. Ela já foi chamada de lésbica, poste e sargento. Ele é tido como vampiro, careca e "privatizador".
Nessa linha, o Twitter se transformou em importante instrumento para os simpatizantes. "A rede social se tornou o principal meio de propagação da boataria. O mais importante é jogar o comentário e espalhar o quanto der", diz o pesquisador da InWeb e professor de ciência da computação, Wagner Meira. No Twitter, Dilma é campeã de citações. No primeiro turno, foram 2.764.644 mensagens em referência à petista, contra 1.320.375 a José Serra. A diferença não é grande vantagem para a ex-ministra. Os estudiosos identificaram que fatia gorda dessas menções é de apoiadores de Serra. "Ela é também a mais criticada, já que 66% das mensagens de serristas são de campanha contra Dilma", afirma.
Parte dos estrategistas da ex-ministra avaliou que a ofensiva na internet foi um dos motivos para a petista não vencer no primeiro turno, em reação, a rede assistiu à subida de tom dos dilmistas. Antes, 38% das mensagens de simpatizantes da ex-ministra eram contrárias a Serra. Hoje, 42% dos comentários são contra o tucano. Ou seja, em 15 dias, os ataques ao ex-govrnador subiram quase 10%. Enquanto no primeiro turno quatro entre os cinco vídeos do Youtube mais comentados no Twitter eram contra Dilma, agora do contrário: quatro são contra Serta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog