sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Serra acusa Lula de financiar "blogs sujos"; Dilma chama tucano de "patético"

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, acusou o governo Lula de "financiar blogs sujos para patrulhamento de jornalistas" e usar dinheiro público para custear conferências que propõem a restrição da liberdade de imprensa.

Em resposta, a candidata do PT, Dilma Rousseff, chamou o tucano de "patético", por, segundo ela, um dia criticar Lula e no dia seguinte tentar ligar seu nome ao dele para se beneficiar da popularidade do presidente.
Serra e Dilma participaram, em momentos distintos, do 8º Congresso Brasileiro de Jornais.

O tucano falou por 30 minutos a partir das 13h, e a petista discursou três horas mais tarde por período de tempo semelhante.
A plateia reunia cerca de 800 pessoas entre proprietários e profissionais de imprensa de todo o país.

"BLOGS SUJOS"

Serra disse que o governo federal apoia o cerceamento da liberdade de imprensa e de informação.

"Lula investe diariamente no desequilíbrio do jogo. Boa parte desta estratégia não deixa de ser alimentada por recursos públicos. Boa parte desses blogs sujos são mantidos com recursos dessa TV Brasil, que não foi feita para ter audiência, mas para criar empregos na área de jornalismo e servir de instrumento de poder para um partido."

Para o candidato tucano, o governo Lula tenta intimidar a imprensa de três formas: por via legal, com a realização de conferências que sugerem o controle social sobre a mídia; pela publicidade oficial; e pela intimidação indireta de jornalistas.
Depois de defender a liberdade da imprensa, porém, Serra se recusou a responder perguntas de jornalistas sobre a suposta falta de oposição no Brasil e sobre quais são os blogs sujos a que se referira. "Alguma outra pergunta?", limitou-se a dizer cada uma das três vezes em que foram feitos questionamentos incômodos a ele.

PAZ SOCIAL

Dilma, em entrevista após seu discurso, criticou o que considerou ambiguidade de seu adversário.

"Acho estranho porque, ao mesmo tempo em que o candidato tenta, muitas vezes de forma patética, ligar seu nome ao do presidente Lula, ele fez oposição o tempo todo. Tem dia que ele faz crítica, tem dia que ele quer ligar seu nome ao projeto do presidente Lula. O candidato Serra é assim. O que podemos fazer?"

"Muitas vezes não concordamos com as reivindicações, mas não tememos os movimentos sociais e jamais vamos deixar de escutá-los", afirmou a petista.

Em seu discurso, defendeu a liberdade de expressão e de acesso à informação. "Não há liberdade onde falta informação. Prefiro o barulho da crítica ao silêncio da censura. A paz social não é obtida usando mordaça", disse.

Um comentário:

  1. ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRAsexta-feira, 20 agosto, 2010

    ACHO MAIS : E LL E , O SERROTE, É UM PATETA !!!>>

    >>

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog