O presidente Lula inaugurou, junto com a ministra Dilma Rousseff, o governador Eduardo Campos (PSB/PE), e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, nesta quarta-feira (27), a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paulista (PE), no bairro Jardim Paulista.
Dilma afirmou que o projeto das UPAs tem uma filosofia de atendimento: tratamento igual entre todos os brasileiros. “O que nós estamos iniciando hoje, aqui, é justamente isso. É garantir que as pessoas não tenham de ficar na fila esperando para ter uma consulta com o médico”, disse.
A ministra também falou sobre as parcerias do Governo Federal com a prefeitura de Paulista, entre elas o programa Minha Casa, Minha Vida, que já conta com 802 moradias contratadas no Município.
A UPA Geraldo Pinho Alves, em Paulista/PE, oferecerá atendimento 24 horas em clínica médica, traumato-ortopedia e pediatria.
A Unidade, qualificada como UPA de Porte III , tem capacidade para realizar até 450 atendimentos médicos em 24 horas, atendendo uma população de até 300 mil habitantes.
No estado de Pernambuco, além da UPA de Paulista, há duas outras unidades em funcionamento, sendo uma em Olinda (inaugurada em 4/1) e outra em Igarassu (inaugurada em 11/1).
Em 2010, Pernambuco deve ser contemplado com outras 9 unidades.
Segundo o Ministério da Saúde, desde 2009, em todo o país, o Governo Federal já autorizou a liberação de recursos para a construção de 290 UPAs (265 unidades em 2009 e outras 25 em 2010).
Nessas unidades, o Governo Federal investiu cerca de R$ 600 milhões em recursos para obras e equipamentos.
Ah ! Se os traidores do povo não tivessem acabado com a CPMF....
ResponderExcluirEstaríamos vivendo uma revolução na área da saúde.
Mas, mesmo assim, dá prá se fazer muito, ainda,
pelo bem estar dos brasileiros