segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Mais um apagão em São Paulo


Assim como os engarrafamentos intermináveis, a poluição do Tietê e do Pinheiros e a pizza com a família no domingo à noite, os apagões começam a entrar na rotina dos paulistanos.

Na quinta-feira, nova falha deixou cerca de 700 mil pessoas no escuro por uma hora, no início da noite. Bem na hora em que muita gente sai do trabalho.

Parte do metrô parou, confinando passageiros que voltavam para casa. Semáforos se apagaram, piorando o caos do trânsito.

No mês passado, um apagão já havia deixado áreas da cidade sem luz por mais de dois dias. Meio milhão de pessoas ficou sem água, porque as estações de bombeamento da Sabesp pararam, sem energia.

A cada apagão, o governo diz que vai tomar medidas sérias. Aplica multas de milhões de reais. Dá uma dura nas empresas.

Mas as medidas até agora parecem ter surtido pouco efeito. Tanto que o número de apagões graves subiu nos últimos dois anos, após três anos de queda. Foram 91, no país todo, em 2010.

Parte do problema vem do fato de as multas não serem pagas. Um monte de recursos adia a cobrança indefinidamente, além de diminuir os valores.

Os governos federal, da presidente Dilma Rousseff, e estadual, do governador Geraldo Alckmin, precisam pressionar as agências reguladoras --a elas cabe fiscalizar as empresas elétricas.

Essas agências reguladoras são órgãos independentes dos governos, mas estão ligadas a eles, que indicam seus diretores.

Para o trânsito, as pessoas usam rotas alternativas. Para o cheiro ruim do rio, vidros fechados. Se o problema da luz continuar como está, o jeito vai ser ter velas ou lanternas à mão.

2 comentários:

  1. Ao invés de ficarem querendo liberar a maconha estes governantes do estado de SP deveriam se preocuparem com a educação ,Esta faltando professores nas salas de aulas aqui na cidade de Americana falta professor de Matematica todos os dias são 3 4 aulas de janela por falta de professores,Me pergunto são criançãs do 1 ano ensino médio como eles estaram prontos para uma prova do ENEM?Como vão concorer em uma Universidade?SOCORROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO DILMA Da um aperto nestes caras de pau que dizem governar são paulo Que chances teram nossos filhos se não tem professores em sala de aula,nossa presidênte uma mulher extremamente competente se compadeça de nossa situação escola ARI MENEGATTO Americana não tem professores,

    ResponderExcluir
  2. Presidenta maravilhoso pronunciamento. Entretanto, entretando o pig vai te derrubar. Reage.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog