terça-feira, 25 de maio de 2010

Corregedor eleitoral do TSE suspende propaganda do DEM na Bahia

O corregedor-geral eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Aldir Passarinho Junior, suspendeu o conteúdo de propaganda partidária do DEM que seria reapresentada nesta terça-feira (25) por emissoras de televisão da Bahia. A suspensão é resultado de representação apresentada ao TSE pelo PT. O DEM pode recorrer da decisão liminar.

Em sua decisão, o ministro entendeu que o partido fez propaganda eleitoral antecipada em favor do pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, nas veiculações feitas nos últimos dias 20 e 22 no estado. O corregedor eleitoral, porém, vetou apenas o conteúdo da propaganda e permitiu que a legenda substitua a inserção suspensa.

Para o PT, as inserções do DEM tiveram ainda uma "conotação negativa" em relação à atuação do governo do estado, comandado pelo petista Jacques Wagner.

Passarinho Junior concordou com o pedido do partido. Em sua decisão, ele disse que as inserções foram uma “espécie de propaganda eleitoral negativa do atual governador do estado e merecem imediata reprovação”.

Nesta segunda-feira (24), quando o PT entrou com a representação, o presidente DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), disse ao G1 que recorreria da decisão caso ela fosse desfavorável ao partido.

Por falta de provas, o ministro também determinou o arquivamento da representação em que o PT acusava o PSDB de veicular propaganda com críticas ao atendimento de saúde pública na Bahia. O PT pode recorrer da decisão do corregedor eleitoral.

Decisões

Na semana passada, a Justiça eleitoral suspendeu a exibição de inserções do DEM em Minas Gerais e em São Paulo por entender que a propaganda partidária caracterizava campanha antecipada. No caso de São Paulo, o partido trocou o conteúdo da propaganda e manteve a veiculação.

Um comentário:

  1. Aqui em São Luis (MA) a propaganda continua rolando frouxa. Por quê? O PT daqui não tem interesse em bloqueá-la?

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog