Santa Catarina tem um novo governador desde a manhã de ontem. Luiz Henrique da Silveira (PMDB) entregou a renúncia ao cargo ao presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merísio (DEM), para se candidatar ao Senado. O vice-governador Leonel Pavan (PSDB), que responde a um processo por advocacia administrativa, quebra de sigilo funcional e corrupção passiva, assumiu a vaga.
A troca de comando ocorre em meio a um conturbado processo de definição de chapas e alianças para a eleição estadual de 2010. A suspeita de um esquema de corrupção que envolvia Pavan, denunciado pelo Ministério Público em dezembro do ano passado, foi o detonador dos desencontros que culminaram com a saída do DEM do governo estadual. O partido entregou os cargos na segunda-feira dizendo-se descontente com a decisão do PMDB de convocar prévias para definir o seu candidato ao governo do Estado, abandonando as negociações da Tríplice Aliança, união de DEM, PMDB e PSDB, que elegeu Silveira em 2006.
Sobre a defesa de Pavan, o tucano limitou-se a dizer que a "estratégia está mantida" e que a documentação será encaminhada para Brasília. Ao tornar-se governador, Pavan passa a contar com foro privilegiado e será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Pavan não se assume mais como candidato. "Minha família não quer, eu não quero, mas o meu partido quer que eu seja candidato. Estou entre a cruz e a espada. Vou decidir mais tarde", disse, arrancando risadas dos jornalistas.
As conversas entre PSDB e DEM continuam, enquanto o PMDB deve definir seu candidato entre Eduardo Pinho Moreira, presidente do partido e ex-governador, ou Dario Berger, prefeito de Florianópolis. Sem declarar preferência por nenhum dos candidatos, Silveira aproveitou o discurso de encerramento de governo para fazer um balaço de seus sete anos de atuação.
Já tinham me dito que corrupto era um animal
ResponderExcluirda classe das aves.
Eis que Tucano é a espécie principal dos corruptos.
Menos mal que em outubro essa espécie passará para o rol das 'em extinção'.
È Dilma lá no primeiro turno com as mulheres e para as mulheres e com o nosso voto também.
Pobre SC, ....sai um truculento, despreparado para uma democracia, traidor de seus princípios, que jogou uma PM raivosa inúmeras vezes contra manifestantes e que tratou a cultura como forma favorecimento aos seus pares e entra essa coisa meio DEM meio TUCANA e meio Luiz Henrique (três meios mesmo), com um histórico de corrupção de deixar até o ARRUDA, o DANTAS, o MALUF, o SERRA, o GILMAR DANTAS e o próprio BORNHAUSEN estupefactos, boquiabertos e ruborizados.
ResponderExcluir