terça-feira, 1 de setembro de 2009

Pane no blog do Lula

A procura foi tanta que o blog do Planalto, cuja ideia é promover as ações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na internet, emperrou logo no primeiro dia de funcionamento. Com pico de 16 mil acessos simultâneos, enquanto a capacidade era de 6 mil, a página ficou travada praticamente toda a segunda-feira. Quando o internauta conseguia visualizar o site, cuja cor predominante é o verde com tons de amarelo, os links não funcionavam. Há um cardápio até interessante de opções — vídeos, áudios e infográficos —, só que parados.

Um recurso crucial para qualquer blog, entretanto, ainda não está disponível no site do presidente: espaço para comentários. Embora a assessoria do Palácio do Planalto ressalte que em breve tal ferramenta entrará no ar, o professor Fernando Paulino, pesquisador do Laboratório de Políticas de Comunicação da Universidade de Brasília, chama a atenção para o impacto negativo da ausência desse canal. “A expectativa era de que o blog fosse realmente um espaço para as pessoas se comunicarem com certa facilidade”, diz Paulino.

O fato de não ser o próprio Lula, e sim uma equipe de jornalistas, que alimenta o blog não chega a descaracterizar a ferramenta, segundo o especialista. “Não há literatura ainda sobre conceitos a respeito de blogs. Como instrumento de comunicação, especialmente com os jovens, diria que é uma boa política, a ser copiada inclusive por ministérios e outros órgãos”, destaca Paulino. A assessoria da Presidência informou que, diante da grande procura pelo site, a capacidade foi ampliada para 12 mil acessos simultâneos.

Tempo real

Mais rápido que o blog do presidente foi o ministro Paulo Bernardo, do Planejamento. Numa “cobertura” em tempo real, ele transmitiu via Twitter tudo o que acontecia na reunião do presidente Lula com seus ministros e equipe técnica sobre o marco regulatório do pré-sal. O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) também “twittou” durante o encontro, embora de forma menos ágil e detalhada que Bernardo.

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