quinta-feira, 14 de maio de 2009

O ministério da Fazenda adverte: Ler o Globo pode fazer mal à seu Bolso

Um exercício ligeiro de tomar o pulso de como o noticiário atinge segmentos diferentes da população é comparar os jornais populares com os da elite.

O popular Jornal "O Dia" do Rio de Janeiro (preço de capa R$ 1,40), encara a notícia como utilidade pública, e logo a manchete principal é dirigida aos interesses da maioria, aos 99% dos poupadores:



O jornal "O Globo", das organizações Globo, de orientação conservadora e dirigido às elites (preço de capa R$ 2,00), coloca a manchete dirigido à minorida de menos de 1% de poupadores com saldos mais elevados, seguindo a cartilha demo-tucana de José Serra, no estilo de perpetrar o medo e apostar no "quanto pior, melhor":


A manchete do Globo insinua e pode induzir pequenos poupadores a retirarem dinheiro da poupança (que está rendendo mais para pequenos poupadores), e aplicarem em fundos fazendo-os perder dinheiro, justamente quando a poupança passa a render mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog