quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Em discurso "político", Dilma exalta inclusão social no governo

Preferida de Lula para a sucessão presidencial, Dilma fala como candidata.
Em discurso "político", Dilma exalta inclusão social no governo.
YGOR SALLES
da Folha Online
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, exaltou nesta terça-feira os avanços na área social e no combate à burocracia no governo de Luiz Inácio Lula da Silva durante reinauguração de um posto da Previdência Social na Vila Mariana (zona sul de São Paulo).
10.jan.2009/Folha Imagem
Preferida de Lula para a sucessão presidencial, Dilma fala como candidata
O discurso da ministra no evento teve um tom menos técnico, que é a sua característica, e foi mais político. A mudança pode fazer parte do esforço de Dilma para ser melhor vista pela população, com vista para as eleições presidenciais de 2010.
"Penso que uma característica muito importante do nosso governo é a inclusão social, que conseguimos através do Bolsa Família, através de todo um processo de desenvolvimento econômico que nós temos sustentado ao longo desses anos e agora, sobretudo, diante da crise', disse Dilma.
Para ela, o fato do INSS passar a liberar aposentadorias e licenças-maternidade em 30 minutos não deveria ser tratado como uma "dádiva", em sim como uma "obrigação".
'Isso não é uma dádiva do Estado. É um reconhecimento do Estado brasileiro tem para com as mulheres que são, portanto, contempladas por um direito", disse a ministra sobre Adriana Queiroz da Silva, que foi ao posto do INSS hoje dar entrada na licença-maternidade. A filha dela, Ingrid, nasceu há 15 dias.
"Eu acredito que reconhecer direitos é uma das questões fundamentais para que um país de fato alcance a cidadania para todos. Não podemos conceber que reconhecer direitos não seja algo fundamental em um Estado democrático, um Estado que tem compromisso com o desenvolvimento social", disse a ministra.
Por isso, Dilma pediu maior empenho do governo para reduzir a burocracia, especialmente quando se trata da concessão de direitos à população. "Esse é um importante passo no combate a uma das questões mais graves, que é a burocracia. Porque a burocracia atrasa direitos, ela impede que o direito seja reconhecido."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog