quarta-feira, 16 de março de 2011

DEM, PSDB e PPS planejam fusão

O Democratas elegeu ontem presidente o senador José Agripino Maia (RN), no que pode ter sido uma das últimas convenções nacionais do partido, cujas origens remontam à antiga Arena do regime militar. A data-chave do DEM é a eleição municipal de 2012, após a qual a oposição deve abrir uma discussão sobre a fusão dos três partidos - além do Democratas, o PSDB e o PPS já conversam discretamente sobre o assunto, nos bastidores. O que se espera, entre os demistas, é que o senador tucano Aécio Neves, o mais provável candidato do PSDB em 2014, assuma o comando dessas articulações.

Embora a tendência seja o DEM atar seu projeto político ao de Aécio, outros atores tucanos ajudaram na recomposição e trégua provisória do partido, dividido entre as alas do ex-presidente da sigla Jorge Bornhausen (SC) e do até ontem presidente, Rodrigo Maia (RJ). O principal deles foi o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que atuou para desestimular deputados estaduais e federais do Democratas e estaduais do PPS a deixar seus partidos para seguir o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, na fundação de um novo partido (PDB). José Serra também ajudou, para tentar evitar que Kassab desencadeasse a ruptura no DEM.

Aliado de Bornhausen, Kassab foi o grande ausente na convenção de ontem, reforçando a impressão de que sua saída do DEM é iminente. Externamente, os dirigentes do DEM afirmam que a fase mais aguda da crise que atinge o partido está superada. Em termos. Ao tornar públicas suas conversas com o governador Eduardo Campos (PE) sobre a fusão do novo partido que planeja criar com o PSB - uma espécie de partido "janela"-, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, praticamente inviabilizou a adesão de figurões como Jorge Bornhausen (SC), Kátia Abreu (TO), e do ex-senador Marco Maciel, que é adversário de Campos em Pernambuco. Todos estiveram presentes ontem à convenção.

O risco, no entanto, não passou e a avaliação do DEM é que vai perder quadros para o partido de Kassab - se for efetivamente um partido e não apenas um instrumento de passagem para outra legenda - em função das situações locais, além do adesismo governista. Um exemplo: em Goiânia, o senador Demóstenes Torres é candidato a prefeito, mas quem domina a máquina partidária é o deputado Ronaldo Caiado, seu adversário. O problema afeta outros partidos, inclusive o PT (o deputado João Paulo, do Recife, é um exemplo). É nesse quadro que o partido de Kassab pode levar vantagem.

O maior trunfo do Democratas é o tempo de televisão, o que uma legenda nova como seria a do prefeito de São Paulo não terá - só o tempo dos parceiros nas coligações ou do partido ao qual se fundir, como o PSB. Além do tempo de TV, também o fundo partidário permanece integralmente com o DEM.

São com esses recursos e tempo de televisão no horário eleitoral gratuito que o DEM esperar obter o melhor resultado possível nas eleições municipais de 2012, a fim de entrar nas discussões sobre a sucessão presidencial com algum peso. Evidentemente, se o partido obtiver um resultado excepcional, o que não é esperado, a discussão sobre a fusão com os outros dois atuais partidos da oposição deve ser revista.

A fusão também embute um outro risco, que depende da conjuntura pós eleitoral de 2012: se o governo Dilma Rousseff estiver muito bem avaliado, na ocasião, a tendência é que a oposição perca para o governo congressistas que não concordarem com a unificação (é uma justificativa aceita pela legislação eleitoral para a troca de partido).

Em avaliações feitas no Democratas, no mapa a fusão seria um excelente negócio para PSDB e DEM: os partidos são complementares, onde um é fraco, outro é forte ou ainda mantém alguma estrutura capaz de sustentar um partido viável no plano estadual. Por exemplo, o PSDB é fraco no Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e Santa Catarina, todos Estados onde o Democratas é mais forte que o parceiro de oposição ao governo do PT.

Em fase de reorganização e sem nomes à Presidência, outra avaliação corrente no DEM é que os polos de poder no país, no momento, são PT e PSDB. Logo, seja por meio da fusão ou de aliança, a tendência do partido em 2014 é novamente ficar com os tucanos na disputa presidencial, provavelmente com Aécio Neves. Os demistas, no entanto, reclamam da passividade até agora demonstrada pelo senador mineiro, mesmo reconhecendo que ainda não se passaram 90 dias de governo.

Agripino foi eleito com apoio dos dois grupos divergentes do partido, numa tentativa de unir a legenda. Uma de suas tarefas é tentar evitar uma debandada de demistas com Kassab. Uma das armas é a ameaça de recorrer à Justiça para recuperar o mandato dos infiéis. Para isso, demistas têm pareceres jurídicos atestando que quem sai de um partido só pode se beneficiar da exceção à regra da fidelidade partidária se assinar o ato de fundação.

No início, as notícias referiam-se à possibilidade de 70 prefeitos, 20 deputados, uma senadora e os dois governadores do partido o acompanharem. Agora, essa contabilidade caiu para menos de dez no caso dos deputados. E a senadora Kátia Abreu diz que, por enquanto, fica, dando um "voto de confiança" em Agripino. Os dois governadores - Rosalba Ciarlini (RN) e Raimundo Colombo (SC) - também decidiram ganhar tempo. A expectativa é que Agripino possa recompor e conciliar as demandas das diversas facções.

Agripino também cria expectativa nos outros partidos de oposição. O presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), compareceu à convenção. Eleito para mandato-tampão, Agripino propôs o calendário para eleição dos comandos municipais (16 de julho), estaduais (20 de agosto) e nacional (27 de setembro) - na qual deverá ser mantido no cargo, se conseguir manter a coesão.

"Não sou um beligerante. Sou um conciliador. Se os segmentos do meu partido que tinham divergências explícitas me escolheram, é porque querem entendimento", diz. Do Valor Econômico

3 comentários:

  1. Me explique isto:

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/889219-senado-aprova-emprestimo-de-us-200-mi-para-o-bolsa-familia.shtml

    ResponderExcluir
  2. O interessante dessa fusão é pensar num nome para esse novo partido... Não consigo imaginar um vocábulo sequer que o defina...

    ResponderExcluir
  3. Entre essas facções demofrênico-tucanopatas não há nenhuma diferença digna de citação, exceto a data em que foram paridas. Todas se acotovelam no peçonhento ninho da extrema direita. Umas mais outras menos ruborizadas. A dissimulação nessa gente é uma arte..., né Ataulfo? E nesse mister o Aócio é crack, e domina a técnica com a perfeição herdada do avô(parece que não teve pai, ou só o teve para promover-se e colher dividendos por ocasião de seu funeral. Aliás ele adora fazer cara de compungido nestas ocasiões, a exemplo das que produz quando sai pelas ruas de São João Del Rei, na Semana Santa, quando desfila carregando um daqueles parangolés católicos).Bem, retomando o assunto: alguém em sã consciência vê possibilidade dos irmãos Gomes estarem em lado oposto ao do Baladeiro do Baixo Leblon? E o que dizer do Eduardo Campos? Esse tró-ló-ló de PSB, PDB, PSDB, PPS, DEM e outras uniões, fusões, conluios, surubas ou o que quer que sejam, são artimanhas que visam um único e INDISSIMULÁVEL objetivo : pavimentar o caminho do Menino do Rio em direção ao Planalto.
    Vocês já atentaram para o contorcionismo circense dos caciques demofrênico-tucanopatas para desconstruir o Zéperdeu sem melindrá-lo de forma irreversível? Ele hoje personifica, no partido, um Durval Barbosa que os tucanopatas podem chamar de seu. Pois é! Se promoverem essa desconstrução, sem anestesia, o Nosferatu poderá desencapar o DOSSI Ê ITAGIBA e eletrocutar as chances do Baladeiro – a única e derradeira possibilidade dos reacionários sonharem com a cadeira de Presidente sem apelarem para a sua habitual prática do golpismo. Uma vez posto a lúmen o petardo Itagiba não haverá Amaury Ribeiro nem edições promocionais do “Porões da Privataria”, por mais finamente encadernadas que sejam, que salvem o pescoço do playboyzinho. Tenho a convicção de que o tal Dossiê Itagiba carrega em sua ogiva potencial destrutivo capaz de, nos dias atuais, varrer o Japão e o Obama para os rodapés de páginas par da imprensa tupiniquim.
    Ainda bem que, em Minas, o PT acordou do pesadelo e desfez a abjeta, anacrônica e inacreditável aliança celebrada com o partido do espancador de piriguetes - uma espécie híbrida de Mubarak com Berlusconi - e que resultou na eleição do seu despachante, o Cabo Marcio Anselmo Lacerda (cria do Ciro Gomes, diga-se de passagem), para a prefeitura da Capital. E ninguém pode ser mais nefasto, para o Brasil, do que o Baladeiro do Baixo Leblon.
    As forças que apóiam o governo da Presidenta Dilma não podem negligenciar o perigo real que se materializa no horizonte político. Ele é palpável. Pior: TEM CHEIRO (e põe “cheiro” nisso). Todo cuidado é pouco. É como lidar com o CRACK. Não podemos permitir que se insinue. Não há chance de retorno.
    Insisto no meu mantra:
    O PERIGO MORA EM MINAS.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog