Apesar da derrota, ou por causa dela, José Serra alimenta a pretensão de se tornar presidente do PSDB na convenção que o partido realiza entre maio e junho de 2011. Seria a maneira de se manter vivo no jogo, contra a ameaça de se tornar um retrato na parede.
Ocorre que, desta vez, Serra vai encontrar resistência bem maior à sua pretensão. Está disseminada a percepção de que o futuro da tucanolândia passa pela capacidade de entender e sinalizar desde já que Serra pertence ao seu passado. Ou seja, de que a fila agora andou.
Na presidência do partido, o ex-governador representaria uma espécie de terceiro turno contra Dilma Rousseff, em prejuízo da construção de um consenso partidário em torno do nome de Aécio Neves.
Não é à toa que o mineiro acaba de propor uma "refundação" do PSDB, a fim de "atualizar o programa" e "recuperar sua identidade partidária". Como diria Serra, essa história de refundação não passa de trololó. Quando Aécio fala em "atualizar" e "recuperar a identidade", nos dois casos quer dizer: Serra, até logo, chegou a minha vez.
O candidato de Aécio para presidir o PSDB hoje é Tasso Jereissati. Ele e Serra nunca se bicaram, todos sabem. Mas imagina-se que Tasso seja o nome capaz de fazer a ponte entre Aécio e Geraldo Alckmin, evitando que a relação entre os PSDBs de Minas e de São Paulo caminhe para um esgarçamento perigoso.
Aécio, neste momento, movimenta-se para disputar a presidência do Senado, num esforço claro para demonstrar que tem bom trânsito entre os partidos, inclusive os da base aliada de Dilma. Foi Cid Gomes (PSB), irmão de Ciro e governador do Ceará, quem defendeu em público o nome do mineiro para o comando da Casa.
A Alckmin, no entanto, pode interessar uma aliança tática com Serra para evitar que Aécio se projete desde já no horizonte como líder incontestável do novo PSDB. Apostar nisso é o que resta a Serra, às voltas com a ruína.Fernando de Barros
Será que Aécio, vai cair fora do ninho tucano, ou seja, do (PSDB/DEMPFL)? Essa indicação por Cid Gomes, do (PSB; Governador do Ceará. Acho estranho está manifestação de Cid Gomes, em relação a Aécio, já que o (PMDB);partido aliado da chapa do governo central, no senado.Sabemos que Jose Serra é uma pessoa extremamente ambicioso e não larga o osso, em seu discurso de derrota a presidência da república, mas ele dá um até logo,ou seja, indica que está no jogo em 2014, é isso. Abraço! Francisco
ResponderExcluirJosé Serra sofre da síndrome de Iznogoud, aquele personagem francês que vivia repetindo, eu quero ser califa no lugar do califa, e se Deus quiser nunca vai conseguir.
ResponderExcluirSerra na presidência do PSDB é a melhor coisa que poderia ocorrer para o PT.
ResponderExcluirSerra é um Rei Midas. Tudo que ele toca vira... ourinol.
Acho que não devemos dar mais espaço para o derrotado Serra. Ele que vá buscá-lo na imprensa que tanta baixaria empreendeu por ele. Não sei se vai conseguir não, pois já se sabe a guerra que deverá ocorrer nos bastidores da tucanagem ( no DEMO não, pois estes já ganharam uma pá de cal).
ResponderExcluirSugiro que se faça absoluto silêncio sobre esta caterva.
O clima de apoio e comemoração pela vitória de Dilma, deverá ser a nosso cotidiano, pois não tenho dúvidas que vão tentar de tudo para atrapalhar.
Quanto a Cid Gomes apoiar Aécio para Presidência do Senado, entenda-se que só a indicação já pagou algumas dívidas e ao mesmo tempo valorizou o cacife do PSB. Se avaliarmos CID e CIRO ouviremos o prelúdio de 2014.
O futuro do psdb???? quero mais é que ele se exploda.
ResponderExcluirFrase do Ano:
ResponderExcluirPor mais alto que voe um TUCANO, ele jamais alcançará uma ESTRELA.