terça-feira, 2 de novembro de 2010

"Até logo de Serra desagrada a tucanos, que defendem renovação no partido"

A declaração do candidato derrotado à Presidência da República, José Serra (PSDB), que em discurso sobre o resultado de anteontem disse que não dava um "adeus", mas um "até logo", causou polêmica entre tucanos e aliados, que reservadamente defendem uma renovação dos quadros da oposição nos próximos anos.

Serra, ao reconhecer a vitória da candidata do PT, Dilma Rousseff, sinalizou que não sairá da vida pública, embora não tenha mencionado se pretende voltar a disputar algum cargo eletivo. Houve repercussão negativa da declaração junto a aliados que se incomodaram com a frase "o povo não quis que fosse agora", usada por ele para falar da derrota.

No bastidor, integrantes do PSDB avaliam que Serra foi personalista na colocação e não promoveu o que deveriam ser os novos passos do partido, no momento em que sofre a segunda derrota na disputa pela Presidência da República. Há uma cobrança pela reconstrução do PSDB e a adoção imediata de uma bandeira para defender, como a reforma política, durante os quatro anos de administração Dilma.

Na visão desses tucanos, o posicionamento de Serra manifestado ontem impede a criação de um novo canal de interlocução com a sociedade, o que, segundo eles, pode ser decisivo para o fortalecimento da legenda e da oposição no País. E questionam qual espaço político será utilizado pelo candidato derrotado para ser um "militante produtivo".

O pano de fundo para o descontentamento interno de parte do PSDB é a briga, ainda discreta, por espaço político na legenda. Os principais protagonistas dessa disputa velada são os serristas e os entusiastas do governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do senador eleito Aécio Neves (MG).

Com musculatura política renovada, Alckmin tem pela frente uma nova geração de tucanos, além de colaboradores tradicionais, que defendem o seu nome como principal liderança no Estado. Do lado mineiro, há descontentamento com a supremacia paulista na escolha dos presidenciáveis, além do entendimento de que São Paulo perdeu a vez com as duas derrotas de Serra e a de Alckmin, em 2006.

Tucanos serristas culpam Aécio pela derrota na eleição, já que o mineiro não conseguiu obter a vitória de Serra em seu Estado, apesar de ter emplacado um "novato" em eleições, o seu ex-vice e agora governador Antonio Anastasia, que conseguiu se reeleger. No discurso de anteontem, Serra não citou Aécio, mas conversou com ele por telefone à noite.

Para tentar evitar que o partido rache, como ocorreu às vésperas da disputa presidencial deste ano, com a indefinição em torno de quem seria o presidenciável, Serra ou Aécio, o presidente nacional do PSDB, senador Sergio Guerra (PE), tem defendido que a escolha do nome que disputará a Presidência da República em 2014 deve ser feita nos próximos dois anos.

Discurso

Para aliados de Serra, o discurso de ontem foi importante para mandar um sinal para o eleitor que o escolheu."Serra demonstrou responsabilidade com as pessoas que votaram nele. Elas não podem ser esquecidas", afirmou o deputado Jutahy Junior (BA). "A realidade é que Serra tem mais de 40 anos de vida pública. Não tem motivo para abandonar isso, o que não significa, necessariamente, disputar um cargo eletivo. Fiquei satisfeito de ver que ele continuará na vida pública. É muito bom ver que alguém como ele está disposto a isso", completou o tucano.

Um dos coordenadores da campanha de Serra, José Henrique Reis Lobo, que reassumirá nesta semana a presidência do diretório municipal do partido, avalia que, em seu discurso, Serra "assumiu a tarefa de ser uma das lideranças da oposição". "Ele vai ser uma das grandes expressões e um oráculo das oposições, não só em estratégia, como em discurso", afirmou Lobo.

O presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), disse que "não se pode exigir um discurso perfeito", no momento em que o candidato derrotado foi falar da derrota. "Foi um discurso que demonstrou sua maturidade aos 68 anos e experiência. Se deixou de citar um ou outro, é porque não estavam presentes", declarou.

Tópicos: José Serra, Até logo, Tucanos, Desagrada, Renovação, , Nacional, Política

comentários para este post 10

comente também

10 marcos obednego

02 de novembro de 2010 | 6h 00Denunciar este comentário

A culpa da derrota, para os covardes e seus admiradores é sempre dos outros, nunca deles. Nada assumem. Se seu time toma de cinco a culpa é do juiz, se o candidato perde foi traido pelos companheiros. Serra, a exemplo de FHC só pensa em sí mesmo. Como criança birrenta, se apossou do brinquedo e bradou: É meu! Não dou para ninguém! É meu! E deu no que deu. Sabia que não tinha nenhuma chance, mas não quis nem disputar a convenção. Se chegou onde chegou deve tal fato ao FHC que se meteu no buraco, não dando as caras, e dentre outros Itamar Franco (que deixou a presidência da república com oitenta por cento de aprovação popular), ao contrário de FHC que saiu com vinte, e Aécio. Mineiro é exelente para vice, não para presidente. Foi assim com Itamar e queriam que fosse do mesmo jeito com Aécio. Os radicais precisam entenderem que os eleitos, sejam de que partido, o foram pelo povo brasileiro. Em Minas Aécio, Anastasia e Itamar deram uma sova em Pimentel, Ananias e Hélio Costa. PT e coligados. Mas nem Aécio e Itamar conseguiram convencer a maioria dos mineiros de votar em Serra. E o cara ainda fala em votar? É candidato de sí mesmo. Só falta convidar o Aécio para ser seu vice.

5 comentários:

  1. Serra será o oráculo da extremadireita que o apoiou,isso se não for abandonado por ela também,como acontece co FHC,

    ResponderExcluir
  2. Ahhh bem...digamos Aécio emplacou seu candidato em Minas , mas terá sido por prestigio ou prest$g$amento aos prefeitos e muito mais. Parem de superestimá-lo. Eu acho que el até trablhou bastante para o Serra. Nào teve mesmo foi a força que imaginavem que ele t$vesse...é que o prest$g$o acabou!!

    ResponderExcluir
  3. Helio de Souza Oliveiraterça-feira, 02 novembro, 2010

    Eu Helio de Souza Oliveira 73 anos aposentado eleitor da Presidente Dilma, estou preocupado. Pergunta a Presidente se não é temerario o deputado Palocci participar da futura administração, uma vez que ele foi afastado do governo Lula? Sera que a presença dele não ira dar a oposição ferramenta para criticas. Acredito que o deputado Cyro Gomes como ministro da casa civil, dara maior segurança.

    ResponderExcluir
  4. Tucanos não se entendem nem quando ganham, pois invejam claramente o sucesso uns dos outros. O partido perde força na medida em que este tipo de atitude cresce dentro dele. Serra quer que o partido seja dele, e faz o que for preciso para tal, fazendo dossiês e disparando todo o tipo de fogo amigo. A falta de uma agenda delineada não provocou diretamente a derrota de Serra, mas encolhe e dispersa a oposição, que tem vergonha de se assumir como conservadora. A campanha eleitoral foi escandalosamente suja, mas não foi estratégia eleitoral, mas o desnudamento da encarnação do udenismo introjetado que o PSDB demonstrou sem assumir, o que encontra muita empatia no sul e no sudeste.

    ResponderExcluir
  5. Fank Nunes-
    Gostei dos comentário anteriores e estão todos com razão.Na minha opinião os tuCANOs continuarão sob o comando do seu maestro e o seu F.H.BOY continuara sendo forte dentro do partido.O governador de São Paulo se elegeu graças ao apoio dos dois .O ex de Minas não basceu em niho tucano e também não tem uma história de lutas políticas.Tudo lhe veio a mão por ter parentesco com Tancredo Neves a não ser o governo de Minas ,que devido ao racha político entre Itamar e N.Cardoso a vesperas das eleições de 2002.Ainda tem um outro porém.Quando o ex mineiro estiver a nivel nacional a blidagem que foi feita em volta da sua imagem ,que é de dar inveja ao feito na época da ditadura,não terá o mesmo efeito.Porque?Porque quem mais prdeu nessas eleiço~es foram as grande mídias com seus donos e ancoras que se mostraram o seus lados tendenciosos e mostraram para quem as consomem que muitas vezes se utilizam da parcialidades e de mentiras para fazerem opinão.Como exemplo citarei a bolinha de papel,a quebra de sigilo e o caso do aborto.Parabéns a Record,Carta Capital,ao SBT e a revista Isto é que mantiveram a vedades dos fatos.O que se nota é que muitas vezes o interesse finaceiro de vendas dos produtos de algumas mídias e de suas fundações superam até o seu lado de interesse político quebrando assim o princípio ético.Como exemplo é consultar o blog Namaria News,blog do chicão ou os Amigos do presidente Lula.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog