Ao ser questionado por Dilma sobre as privatizações no debate da TV Bandeirantes, o candidato do PSDB começou a exaltar a entrega do setor de telecomunicações, majoritariamente para empresas estrangeiras, alegando que o Brasil estaria hoje “falando de telefone por orelhão” se não fosse a privatização.
Dilma respondeu ao tucano que “o meu Brasil é o da banda larga, barata e com capacidade”, referindo-se à decisão do governo de recriar a Telebrás, para garantir que a maior parte da população tenha acesso à banda larga, uma vez que as teles prestam serviços de má qualidade, preços extorsivos, velocidade de conexão à internet abaixo da contratada, além de problemas para completar ligações telefônicas.
As teles privatizadas também não têm interesse em expandir o atendimento de internet rápida às localidades mais distantes, onde é necessário investimentos maiores, restringindo a oferta a locais que oferecem maior rentabilidade. Atualmente o acesso à banda larga está concentrada nas famílias de classe médias, médias altas e altas.
Além de cobrar caro, as empresas também oferecem um serviço ruim, com panes freqüentes como as que ocorreram no Speedy da Telefônica no ano passado, deixando milhares de pessoas e órgãos públicos sem conexão à internet. Só nos primeiros sete dias de julho de 2009 houve pelo menos cinco falhas nas redes da Oi, Vivo e TIM, com problemas nos serviços de telefonia fixa, banda larga e telefonia celular.
As operadoras de telefonia são as campeãs de reclamações do público. Elas responderam por 45,8% de todas as reclamações feitas no ano passado, segundo o Procon-SP.Jornal Hora do Povo
A Dilma tem que falar que o PSDB prefere vender a administrar. Se o PT tivesse sido eleito naquela época teria investido muito nas empresas de Telecomunicações e teríamos celular, internet e tudo o que temos hoje sem a necessidade de vender nada. O PSDB não investiu nada no País. Vendeu tudo o que pôde e ainda continuou devendo.
ResponderExcluirO fato de que o Brasil estava anos atrazados nas tlecumunicações não prova de que o governo não tinha capacidade para oferecer um serviço moderno, mas prova que o governo de FHC não investia ou não autorizava melhorias, até para fortalecer o argumento de que só a Privatização resolveria o assunto, é o mesmo que fazem agora, uma campanha de desestabilização da Petrobras. Se fossem eles overno, venderiam tudo o que funciona bem neste pais, inclusive as BRs, que estavam esburacadas no tempo de FHC e hoje está qause tudo em perfeitas condições e sem pedágio! Fora as privatizações!
ResponderExcluirA EMBRATEL foi vendida a troco de banana. Ela tinha acabado de estender uma rede fibra otica submarina, que valia uma baba, quando foi privatizada,
ResponderExcluir