sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Petroleiros fazem ato pró-Dilma e contra privatização

Petroleiros, sindicalistas, estudantes e representantes de diversas entidades sociais fizeram uma passeata ontem, no centro do Rio, em apoio à candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República e ato contra as privatizações e em defesa das empresas estatais

 Dirigentes que discursam  que Dilma  era a garantia da manutenção do emprego e do desenvolvimento e que Serra representava o retrocesso. Ele foi chamado de Pinóquio, vampirão e mentiroso. Até a confusão que culminou no arremesso de rolo de adesivos e bolinha de papel contra o tucano, na quarta-feira, virou motivo de piadas entre os sindicalistas.

A passeata saiu da Praça da Candelária, percorreu um quilômetro pela Avenida Rio Branco - principal via do centro do Rio - até chegar à sede da Petrobrás. Os manifestantes encerraram o ato com um abraço simbólico ao prédio da estatal. A estimativa da Polícia Militar do Rio é de que 10 mil pessoas participaram do ato. Ao longo do trajeto, trabalhadores solidários à manifestação jogaram papel picado das janelas dos prédios.

De acordo com o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e organizador do evento, João Antônio de Moraes, o ato não tinha nada a ver com a candidatura da petista e nem com PT. Segundo ele, a principal motivação para a mobilização das entidades foi a suposta declaração de David Zylbersztajn, presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP) durante o governo Fernando Henrique Cardoso, em favor do regime de concessão nas áreas de exploração de petróleo do pré-sal.

"Somos favoráveis ao monopólio total da exploração. Concessão à iniciativa privada é o oposto disso. A partilha proposta pelo governo federal é o meio termo", explicou Moraes. "Há uma sensibilidade das pessoas que estão participando em favor da Dilma, mas não é um ato de sua candidatura e nem do PT. Isso não é um ato de campanha", disse o dirigente sindical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog