quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A exploração política do caso é exagerada

""Cortem-lhe a cabeça!", disse a rainha. "Mas sem processo?", perguntou Alice. "Primeiro a condenação e depois o processo", explicou a rainha. "No meu país é o contrário", retrucou Alice. "Aqui, não", concluiu a rainha." Lembro dessa cena de "Alice no País das Maravilhas" quando leio o inflacionado debate sobre algo que é erradíssimo -a violação do sigilo fiscal de cinco nomes do PSDB, de centenas de outras pessoas na agência Mauá da Receita e de centenas de milhares de declarações de renda vendidas na rua 25 de Março (em SP).

Mas a exploração política do caso é exagerada. Aquele que retirou a declaração de Veronica Serra não é respeitado nem pelos jornalistas. Nada nele demonstra estilo petista, embora tenha aderido ao PT logo após a vitória de Lula -adesão que, pelo visto, não levou a nada.
Mas os jornalistas creem numa única afirmação dele: o episódio visaria a prejudicar José Serra (PSDB). Por que essa seleção do que merece crédito? Ainda mais levando em conta que, se alguém pode ser prejudicado, é Dilma Rousseff (PT).

Na verdade, afora o fato de que declarações de renda são vendidas na rua há anos, o que me preocupa de imediato são duas coisas.

A primeira é que a imprensa abriu mão de cobrir, a sério, as eleições. O Paraná, por exemplo, vive um pleito complexo, mas os jornais apenas repetem descrições, sem explicar como uma sociedade rica tem uma política pobre.

Esse é um exemplo entre muitos. A cobertura eleitoral é função dos institutos de pesquisa, dos escândalos e, bem pouco, do trabalho dos repórteres. Isso augura mal para o futuro de uma profissão que um dia quis exercer.

O outro ponto: sem provas da ligação do detestável delito com a candidatura Dilma, o candidato que está atrás nas pesquisas quer anular na Justiça os votos dela.
Se for jogo de cena para levar ao segundo turno, não é bonito, mas vá lá. Se for uma tentativa de anular 60% dos votos válidos e empossar um presidente votado por 25% dos eleitores, será um golpe fatal na nossa democracia.

Melhor seria a oposição e a imprensa que a apoia aceitarem que nas eleições se perde e se ganha, que elas não são uma guerra em que se mata o inimigo, mas uma competição em que o povo escolhe o preferido para cada cargo.

E o povo não merece que se destrua a democracia, que a discussão política se reduza a uma crônica policial ou que os vários lados fiquem de birra um com o outro.

Teremos, todos nós, que construir este país, pelo resto de nossas vidas. Melhor evitar paixões e atos que tornem, depois, difícil a colaboração, pelo menos entre quem gosta do Brasil.RENATO JANINE RIBEIRO- Da Folha -

9 comentários:

  1. Hélio Jacinto Pereiraquarta-feira, 08 setembro, 2010

    Depois deste artigo brilhante,se torna desnecessário dizer qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  2. Oi, pessoal, saudações petistas!
    Na verdade, a tucanalhada, como disse a nossa Presidente Dilma, quer ganhar a política no tapetão. E o PIG? (partido da imprensa golpista) a Folha de SP, Estadão, VEJA, CBN, Rádio Jovem Pan entre outros,alcançam pouco mais de2% da população, mas e a manipuladora da Rede Globo? o que a Rede Globo está fazendo com a Dilma e o PT, chega a ser terrorismo! A importância que eles estão dando a este fato. Eu não assisto a Globosta, mas quando tem notícias covardes, eu entro principalmente no JN, só pra ver o casal 45 a felicidade em que eles ficam quando fazem acusações contra A Dilma e o PT. Mas não é novidade não, todo o brasileiro sabe das ligações bandidas que a Globo tem com a direita brasileira, e principalmente com os tucanalhas.
    Com o Zé ladeira abaixo então! só pra lembrar a ultima bandidagem, foi a doação do terreno em SP, que o Zé Arruda Serra fez para a Globo. Noticiar tudo bem, mas o que a Globo está fazendo chega a ser terrorismo! eles ficam martelando a notícia, do ínicio ao final do jornal. Alquém tem dúvidas que a manipuladora da Globo está mais desesperada que os demotucanos?
    Imaginem como eles estão loucos pra encontrarem maracutaias param acusarem mais, a nossa Presidente Dilma e o PT. Só que a nossa presidente Dilma é ficha limpa, e o povo não cai nas armações que a manipuladora da Globo,junto com os demotucanos e os "poderosos" do Brasil fazem para tentar impedir que o povão continuem sendo representados. Como diziam os estudantes na época da Diretas Já, em que a Globo, manipulava informações, não mostrava imagens do comício e das passeatas:"O POVO NÃO É BOBO,ABAIXO A REDE GLOBO".
    Felizmente a Globo está cada vez mais caindo na audiência, e por falar nisso, quero aqui deixar registrado aqui o meu reconhecimento, para a Rede Record e pela sua imparcialidade, o jornalismo da Record é totalmente imparcial, eles divulgam notícias, ouvem os dois lados, realmente a Record está de parabéns! Esta semana o Jornal da Record, está exibindo matérias com a nova classe média brasileira. Quanta diferença com a emissora da família do ex ditador assumido Roberto Marinho.
    É por essas e outras que a Globo está despencando na audiência e a Record, está cada vez mais a caminho da liderança.
    Pessoal, me desculpe pelo longo comentário, mas eu precisava me desabafar, encontrar o blog de vocês foi a melhor coisa que aconteceu, já estou me sentindo da casa!rsrsrs. Estou divulgando o site de vocês para os amigos, inclusive quando comento em blogs estou colocando o endereço do site no final dos comentários.
    ABRAÇOS! E SAUDAÇÕES PETISTAS!!!!!!!!!!!
    AGORA É DILMA, PARA O BRASIL SEGUIR MUDANDO!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Realmente é verdade Helena, em qualquer esquina, compra CDS, por 5,00 com declarações de renda, com dados pessoais e sigilos de milhões de pessoas.
    Na verdade eles estão desesperados, a Dilma cada vez mais crescendo nas pesquisas, e o Zé ladeira abaixo? pelo andar da carruagem, vão perder até pra Marina.
    O PIG (partido da imprensa golpista) comandados pela Globo, realmente já estão passando dos limites, mas como disse o nosso Presidente Lula ontem, o povo está maduro, e não cai mais nessas notícias mentirosas, covardes e levianas.
    Se a Globo e seu bando conseguiram eleger Collor e FHC, O Serra eles não vão conseguir não! Nunca mais esta gente vai voltar a governar o Brasil.
    Porque o PSDB, não faz um programa comparando FHC-SERRA, COM LULA-DILMA? Porque será???????
    QUEM COMPARA VOTA DILMA!!!!!!!!!!!

    AGORA É DILMA PARA O BRASIL SEGUIR MUDANDO!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. PT traz o livro de Amaury para o debate; Serra se encolhe e agora prefere silêncio

    http://www.rodrigovianna.com.br/plenos-poderes/pt-traz-o-livro-de-amaury-para-o-debate-serra-se-encolhe-e-agora-prefere-silencio.html#more-3377

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber algumas coisas: Se na época da quebra de sigilo de tucanos, a responsável pela receita não seria Lina Vieira? Porque sumiram com filiado ao PV que teria falsificado a procuração de Verônica? E o outro que violou sigilo que é filiado ao PMDB de Quércia/Serra?

    ResponderExcluir
  6. Gente continuem atentos,agua mole em pedra dura tanto bate ate... que endurece, essa coisa pequena não é motivo de vitória e sim de muita atenção para os outros lados..Felicidades a todos os Brasileiros que não são peça de rifa de ninguém, mas ninguém mesmo...Sra Dilma tenha um bom governo!!!!!

    ResponderExcluir
  7. É verdade, tudo verdade mesmo, concordo, viu?

    ResponderExcluir
  8. QUEM ESTÁ USANDO A VERONICA É O PRÓPRIO SERRA. EU NEM SABIA QUE ELA EXISTIA. NUNCA VI OU OUVI A DIMA FALAR O NOME DELA. POR QUE O SERRA NÃO PEDIU INVESTIGAÇÃO NO ANO PASSADO QUANDO OCORREU ESSA VASCULHAÇÃO NOS SEUS DADOS CADASTRAIS? E PORQUE QUEM QUEBROU ESSE SIGILO INFORMA PARA O PIG? É TUDO MUITO ESTRANHO E MUITO FEIO POR PARTE DO ZÉ SERRA. DILMA, CONTINUE ASSIM...VOCÊ É MARAVILHOSA, É FORTE, É ÉTICA E EU TE ADORO E TE ADMIRO MUITO E TENHO ORGULHO DE TER VC COMO PRESIDENTE. MULHER E DE ESQUERDA!
    ESTAREI NA AV. PAULISTA PARA COMEMORAR A SUA ELEIÇÃO , SE DEUS QUISER(E QUERERÁ!
    ABRAÇOS EM TODOS DESSE BLOG.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog