quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Apoio de Lula a Dias abala liderança de Richa.Presidente já esteve duas vezes no Paraná, e voltará no sábado para inaugurar obras do PAC

Liderando até então com ampla margem a disputa para governador do Paraná, o candidato do PSDB, Beto Richa, já sofre os efeitos do apoio ostensivo doPresidente Lula  à candidatura de Osmar Dias (PDT). Lula já esteve no palanque de Dias na capital, voltou para percorrer Foz do Iguaçu e Maringá, e promete retornar sábado, para inaugurar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em municípios da Região Metropolitana de Curitiba.

- A vinda do Lula e a ligação do Lula e da Dilma com o Osmar ajudaram a alavancar a campanha - disse o coordenador da campanha de Dias, Mario Pereira.

Se Dias conta com Lula, Richa vem desvinculando sua imagem da do presidenciável tucano, José Serra. Assessores de Richa dizem que ele vai se concentrar no estado. O presidente do PSDB no Paraná, Valdir Rossoni, afirmou que Dias pode ser prejudicado com o que denominou de "overdose" de Lula: - Somos contra essas interferências e acho que pode até prejudicar o adversário.

Segundo pesquisa divulgada pelo Datafolha no dia 13 de setembro, a vantagem de Richa sobre Dias diminuiu de 13 pontos percentuais, no fim de agosto, para seis pontos. Richa tm agora 44% das intenções de voto, contra 38% de Dias.

2 comentários:

  1. Bom companheiros, vejam que Ótimo!
    Carta aberta aos nobres jornalistas Noblat e Merval Pereira
    por José Marcos
    Caros jornalistas, antes de tudo, gostaria de me apresentar: meu nome é José Marcos, sou um profundo admirador e leitor assíduo das suas colunas , aos quais me servem de guia para entender os , muitas vezes, infelizmente, obscuros caminhos da nossa política. Com o tempo descobri que poucos jornalistas, os quais vos incluo, conseguem manter a imparcialidade e a ética nesta nobre missão de informar ao leitor as nuances da disputa política. Portanto, qual não foi a minha surpresa quando percebi que a grave denuncia da revista Carta Capital, nº. 613, sobre a extinta empresa da Filha do nosso futuro Presidente José Serra, que expôs os dados bancários de “apenas” 60 (sessenta) milhões de brasileiros na época do governo FHC, não foi objeto de comentários em suas inserções, no também imparcial jornal O Globo.
    É claro que a reportagem da revista Veja, da qual também sou leitor assíduo, está sendo corretamente abordada por vocês, pois fico até desesperado em, apenas, imaginar o Brasil sem as matérias desta que considero a publicação mais patriótica e isenta desta nação. No entanto, apesar da Carta Capital não ter a grandeza e importância da nossa querida Veja, acredito que pela gravidade do escândalo esse assunto mereceria figurar nas suas brilhantes análises.
    Como conhecedor da inquestionável probidade de vocês, tenho certeza que este pequeno lapso não foi motivado por nenhuma razão obscura, mas sim, muito provavelmente, pelo grande numero de afazeres que jornalistas desse quilate acabam assumindo. Dessa forma, quero humildemente alertá-los para esse fato, na certeza de que, tão logo tenham conhecimento do tema, passarão a abordá-lo em suas colunas.
    Aproveito a oportunidade, na esperança que a grande maioria dos profissionais dessa área se espelhe na indubitável ética e imparcialidade que vocês transmitem para o seu público leitor, para renovar meus sinceros protestos de distinta consideração.
    Nota: Vou mandar cópia desta carta para alguns dos blogs que, com muita lucidez, são chamados de “sujos” pelo Presidente Serra, além é claro para a revista “Carta Capital”.

    ResponderExcluir
  2. O Lobo e o Cordeiro na política catarinense

    O lobo vestido em pele de cordeiro é a metáfora do disfarce. Camufla um animal feroz em um animal manso, dócil e cordial. Mas, em algum momento o lobo ataca e perde seu disfarce. É desmascarado.

    Esta metáfora é conhecida por todos. Através desse exemplo, dirijo-me aos catarinenses, cidadãos de bem e honrados, não para falar dos vícios do ex-senador Jorge Bornhausen ou de seus familiares que de forma desequilibrada proferiu mentiras e ofensas contra o nosso Presidente da República. Venho falar qual é a verdade que está em jogo nessas eleições em Santa Catarina e no Brasil: a diferença de um governo comprometido com a maioria da população, contra a proposta das elites que querem retomar ou manter o poder a qualquer custo. Vou falar sobre o que foi feito!

    Compreendo perfeitamente a atitude do ex-senador. A causa de sua indignação e destempero não foi pelo que disse o Presidente Lula. Afinal“extirpar” significa “extrair, arrancar” em uma disputa política e democrática. Arrancar através do voto na urna é legítimo.

    A causa da fúria do ex-senador Bornhausen está sustentada no fato de que um metalúrgico, nascido no interior do agreste nordestino, pobre e sem pertencer às castas nobres, tenha promovido o desenvolvimento do Brasil e de Santa Catarina, deixando o ex-senador e qualquer oligarquia deste país com um sentimento de grande frustração.

    Afinal, em décadas no comando do aparelho de Estado, a elite que desdenhava do povo, mesmo quando tentou maquiar realizações, não foi competente com as necessidades mais prementes da sociedade. O ódio de Bornhausen é o ódio representante das elites, que sempre mandaram e desmandaram no poder do nosso país.

    O candidato Raimundo Colombo é o representante dessa elite raivosa. Não pode expressar este mesmo ódio da mesma forma que o seu padrinho político Jorge Bornhausen porque receia a perda de votos. Sabe que o presidente Lula fez muito mais por Santa Catarina do que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e seus partidários.

    Jorge Bornhausen quando foi ministro da educação o que fez por Santa Catarina? Qual a mudança substancial na educação do povo catarinense? Quais obras importantes para a educação? Então, vamos listar rapidamente o que tanto incomoda Bornhausen e o candidato Raimundo Colombo, o cordeiro do ex-senador.
    No governo Lula, das 78 novas escolas federais inauguradas no PaísSanta Catarina foi contemplada com seis novas instituições para os municípios de VideiraXanxerêJaraguá do SulAraranguáLuzerna e Ibirama. Só para nosso estado, foram cerca de oito milhões em investimentos no ensino tecnológico. Também tivemos a criação da Universidade Federal da Fronteira Sul e a interiorização da Universidade Federal de Santa Catarina. Hoje a UFSC está em JoinvilleAraranguá e Curitibanos. Quantas universidades em Santa Catarina o ex-ministro da educação, o ex-senador Jorge Bornhausen, inaugurou?

    Um grande político expressa sua grandeza apoiando as realizações em favor da sociedade, mesmo quando extirpado do poder. Pensávamos que Bornhausen e seu partido, os Democratas, fossem aplaudir de pé o Prouni, maior programa de concessão de bolsas de estudo da história da educação brasileira, criado pelo governo Lula, responsável pelo ingresso de 704 mil jovens pobres ao ensino superior. Ao contrário, o PFL de Bornhausen, em outubro de 2004 antes ainda de vestir a pele do DEM, moveu uma ação na justiça contra o Prouni.
    Enfim, sabemos que a história política de Bornhausen e do DEM é a história das elites que não engolem a grande lição que o povo lhes deu nas urnas, colocando na condução deste imenso e maravilhoso país um operário. Por isso espumam de raiva, procurando não respingar na maquiagem e na retórica do bom moço que pede voto aos catarinenses.

    José Fritsch – Presidente do PT de Santa Catarina

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog