domingo, 15 de agosto de 2010

Dilma empata com Serra entre as mulheres

Pela primeira vez na corrida presidencial deste ano, Dilma Rousseff (PT) consegue empatar com José Serra (PSDB) entre as mulheres.

Segundo a mais recente pesquisa Datafolha, Dilma e Serra têm, cada um, 35% das intenções de voto no eleitorado feminino. Entre as mulheres, é o patamar mais alto da petista e o mais baixo do tucano ao longo da disputa.

Se dependesse apenas dos homens, Dilma venceria, e com folga, já no primeiro turno. Ela tem 47% de intenção de voto no eleitorado masculino, contra 31% de Serra. Em 2002 e em 2006, Lula também só foi ao segundo turno por causa das mulheres.
Entre os eleitores que têm de 25 a 34 anos -a faixa etária do eleitorado mais volumosa-, Dilma conquista sua maior vantagem: 45% a 31%.

Os eleitores mais velhos, com 60 anos ou mais, dão empate técnico: Dilma tem 37%, e Serra, 36%.
A vantagem de Dilma também é grande entre os eleitores que têm ensino médio. A petista aparece com 44%, e o tucano, com 32%. Entre os que têm ensino fundamental (40% a 35%) e superior (35% a 31%) a diferença é menor.

Os mais ricos são os únicos que dão vitória a Serra: 44% dos que ganham mais de dez salários mínimos dizem querer votar no tucano, contra 28% que apontam a petista.Entre os mais pobres, Dilma tem 42%, e Serra, 33%.Folha

2 comentários:

  1. Acho que não vale a pensa ficar analisando pesquisas do datafolha.
    Perda de tempo Helena.

    ResponderExcluir
  2. O consórcio Demo-Tucano vive em permanente batalha com as pesquisas. Quanta perda de tempo! Agora, pasmem, culpam o JN pela derrocada que se avizinha.
    Para ajudar na discussão, fiz uma análise das pesquisas, desde Ago/2009, que descrevo abaixo (vide dados históricos de pesquisas no blog do Fernando Rodrigues, http://noticias.uol.com.br/fernandorodrigues/pesquisas/2010/1turno/presidente.jhtm). MARINA SILVA – Começou a série histórica com 3% de média. Seu melhor desempenho ocorreu em Dez/2009, com 9,5%. Hoje, detém média de 8,83% de intenções de votos;
    JOSÉ SERRA - Começou a série histórica com 33,5% de média. Seu melhor desempenho ocorreu em Dez/2009, com 39,5%. Hoje, tal qual uma estrela cadente, detém seu pior desempenho, com 32,87% de intenções de votos;
    DILMA ROUSSEFF - Começou a série histórica com 18,5% de média. Seu melhor desempenho ocorre neste momento, com 40,53% de intenções de votos.
    Os valores descritos representam a média dos quatro principais institutos de pesquisas.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog