Pela primeira vez na corrida presidencial deste ano, Dilma Rousseff (PT) consegue empatar com José Serra (PSDB) entre as mulheres.
Segundo a mais recente pesquisa Datafolha, Dilma e Serra têm, cada um, 35% das intenções de voto no eleitorado feminino. Entre as mulheres, é o patamar mais alto da petista e o mais baixo do tucano ao longo da disputa.
Se dependesse apenas dos homens, Dilma venceria, e com folga, já no primeiro turno. Ela tem 47% de intenção de voto no eleitorado masculino, contra 31% de Serra. Em 2002 e em 2006, Lula também só foi ao segundo turno por causa das mulheres.
Entre os eleitores que têm de 25 a 34 anos -a faixa etária do eleitorado mais volumosa-, Dilma conquista sua maior vantagem: 45% a 31%.
Os eleitores mais velhos, com 60 anos ou mais, dão empate técnico: Dilma tem 37%, e Serra, 36%.
A vantagem de Dilma também é grande entre os eleitores que têm ensino médio. A petista aparece com 44%, e o tucano, com 32%. Entre os que têm ensino fundamental (40% a 35%) e superior (35% a 31%) a diferença é menor.
Os mais ricos são os únicos que dão vitória a Serra: 44% dos que ganham mais de dez salários mínimos dizem querer votar no tucano, contra 28% que apontam a petista.Entre os mais pobres, Dilma tem 42%, e Serra, 33%.Folha
Acho que não vale a pensa ficar analisando pesquisas do datafolha.
ResponderExcluirPerda de tempo Helena.
O consórcio Demo-Tucano vive em permanente batalha com as pesquisas. Quanta perda de tempo! Agora, pasmem, culpam o JN pela derrocada que se avizinha.
ResponderExcluirPara ajudar na discussão, fiz uma análise das pesquisas, desde Ago/2009, que descrevo abaixo (vide dados históricos de pesquisas no blog do Fernando Rodrigues, http://noticias.uol.com.br/fernandorodrigues/pesquisas/2010/1turno/presidente.jhtm). MARINA SILVA – Começou a série histórica com 3% de média. Seu melhor desempenho ocorreu em Dez/2009, com 9,5%. Hoje, detém média de 8,83% de intenções de votos;
JOSÉ SERRA - Começou a série histórica com 33,5% de média. Seu melhor desempenho ocorreu em Dez/2009, com 39,5%. Hoje, tal qual uma estrela cadente, detém seu pior desempenho, com 32,87% de intenções de votos;
DILMA ROUSSEFF - Começou a série histórica com 18,5% de média. Seu melhor desempenho ocorre neste momento, com 40,53% de intenções de votos.
Os valores descritos representam a média dos quatro principais institutos de pesquisas.