terça-feira, 20 de julho de 2010

PT pode ingressar com três ações no TSE e no Supremo

O PT vai ingressar com três ações judiciais como resposta às declarações do deputado federal Índio da Costa (DEM-RJ), candidato a vice-presidente na chapa de José Serra (PSDB), que, no sábado, relacionou o PT às Farc, a guerrilha colombiana, e ao narcotráfico.

Serão uma ação criminal contra Índio no Supremo Tribunal Federal por injúria e difamação; uma ação eleitoral no Tribunal Superior Eleitoral contra o PSDB com o objetivo de obter direito de resposta no portal "Mobiliza PSDB", um dos braços da campanha tucana na internet e onde as declarações foram divulgadas; e uma ação cível contra Índio na Justiça comum por dano à imagem do partido. Nesse último caso, o PSDB poderá constar como co-réu, uma vez que foi no site do partido que as declarações foram postadas.

Para não serem acionado no TSE, os petistas esperam que os tucanos dêem, até às 12h de hoje, um posicionamento sobre o teor das acusações de Índio. Se isso não for feito, ambos serão acionados conjuntamente na Justiça comum.

"Vamos dar o direito à dúvida ao PSDB", afirmou ontem o presidente do PT, José Eduardo Dutra, que afirmou serem as declarações "inaceitáveis e mentirosas". "São gravíssimas, mas talvez seja a estratégia que a oposição escolheu de desqualificação da nossa candidata", disse.

Ontem o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, reagiu às acusações contra o PT e atacou o candidato a vice de Serra: "É uma pessoa despreparada. E é ruim para o candidato da oposição colocar uma pessoa que se comporta como um idiota, porque, francamente, o comportamento dele é de idiota."

Face à repercussão, Índio recuou de parte das declarações, apenas as que se referem ao narcotráfico. Postou em seu twitter: "PT não faz narcotráfico. As Farc, sim. [colunista Clóvis] Rossi na Folha: " quem respeita um projeto narcoterrorista não merece respeito " ". Na entrevista que gerou grande repercussão, afirmara que "todo mundo sabe que o PT é ligado às Farc, ligado ao narcotráfico, ligado ao que há de pior. Não tenho dúvida nenhuma disso", afirmou.

Em relação à vice-procuradora geral eleitoral, Sandra Cureau, que tem denunciado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por utilização da máquina pública em favor da campanha de Dilma, dirigentes petistas afirmaram ontem que a legenda estuda ação judicial. "Estamos estudando juridicamente o caso", afirmou o secretário-geral do partido, deputado José Eduardo Cardozo (SP). O advogado-geral da União, Luiz Inácio Adams Filho, disse ontem que Lula não infringiu a lei ao fazer elogios a Dilma, no lançamento do edital do trem-bala. "O presidente registrou uma relação de apoiadores ao projeto que estava sendo entregue " " , afirmou.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, saiu em defesa de Sandra Cureau, sua vice para questões eleitorais, ao dizer que um partido político não deve, "de forma equivocada", intimidar a atuação "legítima" do Ministério Público. "É lamentável que qualquer partido, que deveria estar preocupado em cumprir a lei, tente de forma equivocada intimidar a atuação legítima da instituição", disse

2 comentários:

  1. Helena, veja este comentário que saiu, hoje, no blog do Noblat (sobre a frase do Serra)abs

    *Texto só para assinantes*
    São Paulo, terça, 10 de novembro de 1998
    Farc querem abrir escritório no Brasil
    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft10119806.htm
    As Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) querem abrir um escritório regional em Brasília para facilitar a inclusão do governo brasileiro nas negociações de paz.Desde a semana passada, Hernán Ramírez, um dos comandantes do grupo, está em Brasília negociando com parlamentares a abertura do escritório. Ele se juntou a Oliviero Medina, representante das Farc que vive no Brasil há um ano. Na quinta-feira passada, eles se encontraram com o deputado Tuga Angerami (PSDB-SP) e, amanhã, se reúnem com Artur Virgílio, secretário-geral dos tucanos.
    Segundo Angerami, as Farc querem que o governo brasileiro participe do processo de paz como fez para solucionar o conflito entre Peru e Equador. Por isso, pedem reconhecimento político no Brasil. Com 12 mil rebeldes, as Farc são a maior e a mais antiga guerrilha da Colômbia (surgiu em 1958).

    ResponderExcluir
  2. Sobre a atuação da Procuradora Eleitoral

    Estou agoniada com esta mulher a quem se chama de Quirrô.
    Todos os blogueiros e a maioria dos comentaristas que leio querem fazer alguma coisa.
    Eu e a maioria dos cidadãos não temos como comprar todos os jornais e revistas diariamente e montar um protesto por escrito e mandar a quem de direito. Faltam-nos tempo, competência e a muitos de nós falta dinheiro.
    Minha sugestão:
    Os blogueiros estão organizados em grupos e associações, não é mesmo? Os blogueiros poderiam, ao publicarem em seus blogs um artigo que discuta este assunto, colocar um link para enviarmos o artigo a quem de direito endossando o que está escrito no mesmo.
    Vou postar isto em todos os blogs que leio.
    Vera Silva, Brasília 20/07/2010.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog