domingo, 13 de junho de 2010

PT confirma hoje o nome de Dilma Rousseff

Preparada para ser um megaespetáculo, a convenção do PT que vai sacramentar hoje,em Brasília, a candidatura de Dilma Rousseff sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva mostrará uma petista com discurso mais afiado. Ela vai fustigar o adversário do PSDB, José Serra, prometer erradicar a pobreza até 2014 e adotar uma “governança moderna”. Em um salão decorado com o slogan “Dilma, para o Brasil seguir mudando”, a candidata pregará uma era de prosperidade.

Discursos à parte, com o objetivo de descobrir o que o futuro lhe reserva, Dilma Rousseff quer encomendar um mapa astral e tenta de todo jeito saber a hora exata de seu nascimento, ausente da certidão. Depois de infrutíferas entrevistas na família, a candidata do PT à Presidência mandou buscar a informação no arquivo do hospital São Lucas, de Belo Horizonte. “Também isso foi há 62 anos, não é?”, justifica ela, não muito resignada.

Nascida em 14 de dezembro de 1947, a mineira Dilma tem mais essa “semelhança” com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pernambucano, dois anos mais velho do que ela. Lula nunca soube a hora de seu nascimento. Nem mesmo o dia. A mãe contava que era 27 de outubro, mas o menino foi registrado pelo pai como sendo do dia 6. Para o presidente, a conjunção dos astros conspirou a seu favor por “pura sorte”.

No fim de 2006, o Palácio do Planalto abrigou várias reuniões reservadas para a discussão dos rumos do novo governo. gerente da equipe, Dilma teve papel destacado debates. Nos encontros, com a participação de um seleto grupo de ministros, foram gestados o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançados em 2007.

“Antes de deixar o governo, em março daquele ano, eu avisei: ‘Dilma, se prepare que a candidata em 2010 vai ser você!’”, conta o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos. “Ela respondeu: Imagine, não posso! O meu trabalho é muito absorvente.’”

O publicitário João Santana, responsável pelo marketing político de Lula na campanha de 2006, foi escalado para dar consultoria à ministra da Casa Civil no ano seguinte.

Na primeira pesquisa feita pelo PT, em 2007, ela apareceu com 3% das intenções de voto. Desânimo geral.
Em 2008, Dilma começou a ser chamada de Vilma do Chefe, quando Lula passou a levá-la a tiracolo no palanques.

Pesquisas encomendadas por Santana mostraram que a imagem de Dilma tinha de ser cada vez mais associada à de Lula e aos programas sociais do governo, como o Bolsa Família.

O programa Minha Casa, Minha Vida, de 2009, foi planejado sob medida para a eleição. “Essa história de dizer que Dilma é técnica embute uma tentativa de desqualificá-la”,afirma o advogado Carlos Franklin Paixão de Araújo, seu ex-marido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog