sexta-feira, 21 de maio de 2010

Antes de acordo de Lula, Obama disse a Lula que pacto com Irã criaria confiança

O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou em uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o acerto de troca de combustível nuclear com o Irã criaria "confiança" no mundo, segundo trechos do documento obtidos pela agência Reuters nesta sexta-feira, 21, e enviado há 15 dias, antes do acordo de Teerã.

O Brasil, que mediou com a Turquia o acordo com o Irã, alega que a carta de Obama inspirou a maioria dos pontos da Declaração de Teerã, por meio da qual a "República Islâmica do Irã concorda em depositar 1.200 quilos de urânio levemente enriquecido" na Turquia. Em troca, o país receberia 120 quilos de combustível para um reator de pesquisas médicas localizado na capital iraniana.

A Reuters teve acesso a trechos da correspondência - enviada a Lula há cerca de duas semanas - e comparou alguns de seus pontos com o acordo assinado na última segunda-feira. No documento, Obama retoma os termos do acordo que o Grupo de Viena havia proposto no ano passado, cujos principais elementos constam no acerto entre Brasil, Turquia e Irã.

"Do nosso ponto de vista, uma decisão do Irã de enviar 1.200 quilos de urânio de baixo enriquecimento para fora do país geraria confiança e diminuiria as tensões regionais por meio da redução do estoque iraniano" de LEU (urânio levemente enriquecido na sigla em inglês), diz Obama, segundo trechos obtidos da carta.

Apenas um dia após o fechamento do acordo, no entanto, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, anunciou que os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - EUA, Reino Unido, França, China e Rússia - concordaram com um esboço de resolução contendo novas sanções à República Islâmica. "Nós observamos o Irã dar sinais de flexibilidade ao senhor e outros, mas, formalmente, reiterar uma posição inaceitável pelos canais oficiais da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica)", acrescentou o presidente dos EUA.

Segundo a Declaração de Teerã, o Irã se compromete a notificar à AIEA, por escrito, por meio dos canais oficiais, sua concordância com os termos do acordo em até sete dias a contar da data do documento. Esse prazo se expira na próxima segunda-feira. "O Irã continua a rejeitar a proposta da AIEA e insiste em reter seu urânio de baixo enriquecimento em seu próprio território até a entrega do combustível nuclear", afirmou Obama na carta. Segundo a Declaração de Teerã, "a República Islâmica do Irã expressa estar pronta a depositar seu LEU dentro de um mês".

Obama manifestava, ainda na carta, preocupação com a possibilidade de o Irã acumular, no prazo de um ano, estoque necessário para construir "duas ou três armas nucleares". "Para iniciar um processo diplomático construtivo, o Irã precisa transmitir à AIEA um compromisso construtivo de engajamento, através dos canais oficiais, algo que não foi feito até o momento. No meio tempo, insistiremos na aprovação de sanções", disse o americano.

A Declaração de Teerã deixa claro, ainda, que o acordo para a "troca de combustível nuclear é um ponto de partida para o começo da cooperação e um passo positivo e construtivo entre as nações".

Após o anúncio do acordo mediado por Brasil e Turquia na segunda-feira, autoridades iranianas afirmaram que o país manterá suas atividades de enriquecimento de urânio, ao que Estados Unidos e outras potências ocidentais se opõem.

O Ocidente suspeita que o programa nuclear iraniano tem o objetivo de construir armas nucleares, mas Teerã afirma que seu fim é a geração de eletricidade para fins pacíficos. Segundo autoridades dos EUA, o Irã teria manipulado Brasil e Turquia com o objetivo de ganhar tempo e adiar a imposição de novas sanções. Reuters

4 comentários:

  1. Estamos nos precavendo contra outra mentira como aquela das armas de destruição em massa para invadir o Iraque. Uma nova era se iniciou. Lula/Dilma/PT/Esquerdas/Solidariedade/Educação de qualidade para construção de uma "América Latina, berço de uma nova civilização” Todos participamos de forma virtual a cada toque no teclado formando uma vibração, uma forma pensamento, um inconsciente coletivo, uma comunhão de ideais. Como é bom viver essa era.

    ResponderExcluir
  2. E agora como é que fica a Hilary ?
    Será que o Obama não acreditava na NOSSA capacidade ou armou para se livrar de uma pedra no sapato?

    ResponderExcluir
  3. Papo de iguais em condições e oportunidades.
    Democrático.

    Igual a isso, só com a Presidente Dilma.

    Presidente Dilma
    Ficou Legal para nossa presidente Bossa Nova

    Quero que minha dúvida seja Dilma 2014 ou Lula 2014. Que luxo.

    ResponderExcluir
  4. Se não fosse a intervenção da Hillary Clinton, tudo teria saído melhor ainda. A ideia de ainda insistir em pedir snações contra o Irã, vveio dela.
    O Obama, eu diria, que é um líder razoável, o que o faz sair de si, é essa secretária que faz o mesmo que o Bush fazia: mostrar os países islâmicos como inimigos de todos.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog