domingo, 18 de abril de 2010

Como o Datafolha manipulou as amostras para aumentar o número de Cidades pesquisadas no Estado de São Paulo

Quando Dilma reduziu para 4% sua diferença para Serra na pesquisa de fevereiro de 2010, o Datafolha, misteriosamente, mudou seu plano de amostragem, aumentando as cidades paulistas que compõem a amostragem de 25 para 55.

Nas demais estados, onde José Serra não é popular, como no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, o número de cidades pesquisadas continuou praticamente o mesmo, com variações mínimas.

Clique na imagem para aumentar

41 comentários:

  1. Isto sim é que deveria ser denunciado junto ao TSE. Ótimo trabalho este de identificar estas alterações no número de bairros e de municípios no Estado de São Paulo. Onde está o PT que não questiona estes dados e não exige da Folha justificativa para estas mudanças? Sinto uma falta de ação, uma certa aceitação de que nada pode ser feito frente à esta mídia tendenciosa. Ou será um excesso de confiança que não se justifica neste momento? Será que o PT teme em ser acusado de estar "judicializando" o processo político? Mas não é isto o que a oposição vem fazendo com amplo espaço na mídia?
    Ainda bem que o MSM de Eduardo Guimarães vai entrar com uma ação contra o Data Folha.

    ResponderExcluir
  2. josael silvestre pessoadomingo, 18 abril, 2010

    bom em primeiro lugar eu fiz uma pesquiza na minha rua no meu bairro na minha casa com meus amigos total de 135 amigos de msn e mais os da rua minha rua e de minha familia aqui em parnamirim esta dando 90%dilma e 5% cerra 3%ciro2%marina portanto pesquiza principalmente do datafolha que e uma instituiçao da mesma credibilidade do jornal folha (pra min zero)nao me diz nada faça vc sua pesquizaem sua casa seus amigos e seus vizinhos e confira se datafolha esta correta nao bastando o pig agora mais essa a manipulaçao de resultados de pesquizas mas isso nao quer dizer nada e parabens ao blog amigos do presidente lula que nos da imformaçoes na hora e temmais mata a cobra e mostra a cobra morta com pau e tudo

    ResponderExcluir
  3. Assim, até eu ganho pesquisa para presidente.
    É só pesquisar dentro da minha familia.
    Não vai dar 100%, porque voces sabem como é familia, se aparecer um cunhado chato, estraga tudo...

    ResponderExcluir
  4. Companheiros,
    Mantenho o blog radioamliberdade.blogspot.com
    também acessado a partir do site da Rádio Am Liberdade de Boa Viagem(CE). Sugiro que levemos à comp. Dilma e seus assessores a idéia de realização de encontros, quem sabe regionais, dela com os blogueiros. Criaremos um grande fato político ligado a essa cada maior mídia alternativa.
    Também temos o blog da Rádio Canudos FM (Boa Viagem-CE) - fmcanudos.blogspot.com
    Ab.
    Deodato Ramalho
    Fortaleza-CE.

    ResponderExcluir
  5. LULISTA DILMISTA ASSUMIDOdomingo, 18 abril, 2010

    Dilma e Lula estiveram em Juiz de Fora, quando o Prefeito Custódio do PSDB foi vaiado, entusiasticamente, pela platéia. Nossa cidade é Lulista e não petista. Tenho a convicção que a mesma se tornou DILMISTA. Vamos dar uma grande surra nos tucanos!

    ResponderExcluir
  6. Agora eu pergunto e a Justiça Eleitoral, e o Ministerio Publico? ( aqui no NE conhecido como peito de Homem não serve para nada ) o que eles vão fazer, e o Presidente Lula o que ele vai fazer? e o Artigo 221 da CF que nunca foi obedecido pelas redes de TVs Brasileira, o povo quer saber? Lula deixa de ser frouxo bota esses bandido na cadeia.

    ResponderExcluir
  7. Perderam o pudor e faz tempo. Abrs

    ResponderExcluir
  8. Aumentou 30 cidades pesquisadas em SP e diminuiu 6 no Nordeste. Seria a mesma coisa de colocar dois times pra jogar, sendo que um deles com 10 jogadores e o outro com 16.

    ResponderExcluir
  9. Esperavamos o que?pra quem o dataserra faz canpanha??
    no minimo deveria ser neutro.

    ResponderExcluir
  10. Rivaldo, de Salvadordomingo, 18 abril, 2010

    No site do IBGE é possivel saber o número de eleitores em cada município pesquisado. Basta fazer uma média ponderada entre eleitores e entrevistados e verificar se houve manipulação da pesquisa ou não.

    www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

    ResponderExcluir
  11. Serra admite que para chegar aos resultados encontrados
    .
    na sua pesquisa DataSerra, de verdade, teria que trabalhar muito . rsrsrsrsrs…
    .
    .
    São uma foto do momento ( photoshopada )…
    .
    .
    É como alguém que admite que, na foto, após o
    .
    “photoshop”, está saradão e magro, mas que na vida
    .
    real ainda vai ter que queimar muita caloria para igualar
    .
    a “foto de momento”.
    .
    quá quá quá….

    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,serra-cumpre-agenda-em-sp-e-fala-sobre-pesquisas,539689,0.htm
    .
    segue o trecho tocante…
    (Serra)
    ” Vamos trabalhando prestando muita atenção nas pesquisas, sabendo que elas são uma foto do momento. Não são o resultado. Para chegar nesse resultado teríamos que trabalhar muito.”
    .

    ResponderExcluir
  12. Companheiros e Companheiras do comando de campanha, fiquem atento esse povo pode flaudar as urnas, cuidado.

    ResponderExcluir
  13. Uma coisa que me parece importante, não sei se vocês já investigaram, para esta última pesquisa eles não apresentaram o detalhamento dos municípios pesquisados. Vejam o link: http://www.tse.jus.br/sadAdmPesqEleConsulta/procDetalhe.jsp?pesquisaIndex=2

    ResponderExcluir
  14. Recomendo acompanhar a tag no twitter #PesquisaEleitoral que está em debate as pesquisas eleitorais como um todo dentro do projeto @Twiticos

    ResponderExcluir
  15. E são eles que enchem a boca para desqualificar outros institutos de pesquisa. São tão fraudulentos quanto o IBOPE, cujas pesquisas são absolutamente direcionadas.
    Mudando de assunto, pena que não possamos há vários dias fazer comentários no blog Os amigos do Presidente Lula, pois aparecem apenas duas linhas sobrepostas e nenhum espaço para se fazer comentário. No entanto, vemos, às vezes, depois de algumas matérias do blog, escrito 2, 3 ou mais comentários. Alguém mais se queixou do problema? Também nos espanta que em pleno ano eleitoral o blog do PT continue parando nos fins-de-semana. Além disso, suas letras são pálidas demais, para quem tem problema de visão como eu está dfícil de ler.
    É DILMA 2010.

    ResponderExcluir
  16. Helana, Zé e Bira, primeiramente parabéns pelas matérias sobre as pesquisas, estão excelentes e bem explicadas, a verdade tarda mais não falha.

    Está acontecendo algo com o blog do Lula, não conseguimos postar nem lê os comentários. abs

    ResponderExcluir
  17. Eu já imaginava que a manipulação estava presente, porque o jeito como a Globo está divulgada fica evidente que o desespero deles.

    ResponderExcluir
  18. Serra representa o retrocesso. Diga com quem andas e direis quem é. DEM(ex-PFL, ex-PDS), PPS e tucanalhas é chave de cadeia. Representam o que há de pior na politicagem do país. Conhecem todo tipo de picaretagem na política, já que foram eles próprios que criaram. O PT, mais uma vez, perdeu a oportunidade de denunciar esses canalhas. Deveriam ter a iniciativa de questionar o Globobe e o Da-Folha, já que está na cara a manipulação. Essa prática se repete em toda eleição. Agora, mesmo que façam, largaram por último. Temos estar mais atentos pois essa corja é capaz de tudo para voltar ao poder. Tem muitos interesses obscuros envolvidos na patranha que estão armando. Há 7 anos fazem campanha descarada para esse sujeito incompetente e sem expressão. Ao mesmo tempo, tentam desmoralizar seus adversários (eterna oposição para eles). Agora querem consolidar o golpe. Vamos lutar até o fim por uma sociedade desenvolvida, mais justa e igualitária. Não fizeram, em mais de 30 anos, nada além de criar uma república de coronéis. Não podemos caminhar dando dois passos para frente e um para trás. Dilma presidente!

    ResponderExcluir
  19. É certo que o tablóide Veja vem há tempos atropelando a ética e mostrando o jogo sujo a que se submete. Mas, essa semana ficou claro os vários crimes que insiste em praticar. Ao ferir a lei, passou da linha que todo cidadão e organizações da sociedade devem respeitar. Utilizou suntuosamente sua mídia para fazer propaganda antecipada para seu afeto: o Zé Alagão. Isso é grave porque essa prática fere direitos fundamentais da sociedade e vai contra a democracia. O TSE deve tomar providências ou estaremos fardados, como na época do coronelismo e do voto de cabresto, a instalar novamente a ditadura do poder econômico e como isso desmoralizar todo o processo da eleição de 2010. Esse ato caracteriza propaganda eleitoral antecipada, abuso de poder, e remete ao tráfico de influência, já que o Estado de São Paulo é cliente e mantém relações estreitas com esse desqualificado grupo. Há um episódio claro de uso de cargo público para favorecimento dessa organização criminosa. Chega-se à conclusão que todo esse favorecimento, além de prejudicar a democracia, tem interesses individuais maiores. O Governo de São Paulo é atualmente cliente desse lixo de meio de propaganda, panfleto oficial tucano. Logo, o Governo Federal poderá se tornar o próximo a pagar favores para eles. E o pior: com o nosso dinheiro. Vamos denunciar esse abuso. O que está acontecendo é muito sério para ficarmos passivos a essa situação. Corre o risco de contaminarmos todo o processo democrático das eleições diretas. Como mencionei, as canalhices acontecem há anos, mas dessa vez, como em tantas outras, avançaram muito o sinal. E é a nossa liberdade e a democracia que estão sendo postas em jogo. Não podemos retroceder aos tempos do coronelismo. Justiça já. Vamos abraçar essa campanha por mais dignidade no processo das eleições. Chega de hipocrisia e abuso de poder.

    ResponderExcluir
  20. Zé, o Eduardo Guimarães (cidadania.com) esta preparando representação para protocolar no MPF pedindo investigação sobre as pesquisas eleitorais. O bicho vai pegar. abs.

    Continua com problemas o site do Lula.

    ResponderExcluir
  21. Ótimo esclarecimento! Com a infosfera, a mwntira tem perna cada vez mais curta... Parabéns!!

    ResponderExcluir
  22. Acredito que existe algum tipo de acordo entre determinados grupo da mídia, visto que, além do Datafolha, a Rede Globo de Televisão, hoje, foi lançanda a nova campanha publicitária da Rede Globo. A nova propaganda da Rede Globo de televisão, que foi lançada no Fantástico deste domingo, ela estaria fazendo propaganda eleitoral para o candidato a presidência Serra, pois liminarmente, estaria utilizando-se do seu slogan de campanha, ao qual diz que "podemos mais", Acho que seria uma boa matéria para um questionamento jurídico.
    Agradeço antecipadamente pela atenção.

    ResponderExcluir
  23. Segundo informação de fonte segura estas pesquisas do DataSerra, quer dizer, Datafolha são feitas nos diretórios do PSDB, na Rede Globo, Band, SBT, MTV, Rede Vida, Cultura, nos jornais O Globo, Estadão, Folha de São Paulo e nos escritórios das revistas Istoé, Veja e Época.
    Portanto não adianta se espernear nestes setores a vantagem do Zé Pedágio Alagão inacabado Tragédia Serra é Real. PT e Saudações.

    ResponderExcluir
  24. atençao, inernautas:

    Vamos para o combate direto ao tralha J Serra.
    Proposta pra quem tiver banda larga em casa e mais tempo e melhores MALING LISTs por ai.
    Desmascarar o vampiro com DADOS e linguagem simples mas eficiente.
    É isso: desconstruir o morcego da Mooca.
    Peço aos colegas que trabalhem nisso. Por ex.
    O numero de pedagios em sp: 227 ou 121 contando uma mao de direçao. Quantas estaçoes de Metro? 6 por ex. Entao a media é 20 pedagios a cada estaçao. QUANTOS KM de metro em 3 anos? E quantos pedagios, ENTAO A MEDIA ´SERÁ.....
    oUTRA COISa : para que serve um Pedagio? Para enrqiuecer empreiteiros, encarecer mercadorias e SEPARAR familias e pessoas. Qtos DEIXAM de ir a outra cidade deSP de carro por causa do pedagio que custa mais q o combustivel??? O vampiro constroi muito mais pedagios que hospitais.
    Ao trabalho nos mailing lists. Começar forte a a partir d maio e junho!

    ResponderExcluir
  25. Uma vez que não contamos mais com a possiblidade de fazer comentários no blog Os amigos do Presiente Lula, seria interessante publicar aqui as mesmaas matérias, para podermos comentar aqui. Essa situação faz parte da guerra suja de quem não tem discurso e projetos próprios que façam a diferença para os eleitores do bem. Mas não há porque esmorecer, a nossa tarefa é procurar todos os meios possíveis para fazer a nossa campanha. E o descaramento da propaganda que as empresas Globo estão fazendo do Serra ficará por isso mesmo? Temos que contraatacar de alguma maneira. Aguardamos idéias. Abraços da Lia.
    É DILMA 2010!

    ResponderExcluir
  26. Chama a atenção a ausência de entrevistas em cidades com grande parcela da população operária como, no caso de Minas, Betim, Pedro Leopoldo, Coronel Fabriciano, João Monlevade, Itabira e Juiz de Fora;
    No Rio: chama atenção as ausências de Niterói, Duque de Caxias, Campo Grande e Macaé;
    Em São Paulo: São Caetano do Sul e Paulínea.
    Seria bom verificarmos as cidades de outras regiões. Por exemplo, está presente Camaçari(Ba)???

    ResponderExcluir
  27. Não e possível que este PARTIDO não tome atitudes, no site do Paulo Henrique Amorim ate as fontes endereço de municípios tudo foi rastreados para explicita as aberrações dessas pesquisas e o PARTIDO e coligações juntas não tome uma ATITUDES

    ResponderExcluir
  28. E a campanha eleitoral da Globo para o Serra? É só mais, mais, mais e 45!

    ResponderExcluir
  29. Olá caros amigos, parabéns nota mil pra vocês, por ter desmascarado a pesquisa do datafolha, a grande farsa, pois bem diante da competência de vocês, vocês já sabem que milhares de pessoas estão com vocês, de modo que eles já estão fazendo reportagens se defendendo e ameaçando os blogeiros e a liberdade do nosso país este quarteto da maldade - Globo, Veja, Folha, Estadão- essa mídia imunda é tão burra que ainda pensa que o povo ainda é bobo, pois bem diante da capacidade de vocês, eu gostaria que vocês criassem posts que fossem espalhados em todos os blogs e que eles mostrassem como esse quarteto da maldade que indicou e apresentou o Color e o Fernando Henrique e que levaram nosso país a quebrar, pois eles não querem governo para o povo, eles querem um governo para eles. A Folha O Serra trabalhou lá e fez uma ponte em frente a Rede Globo e deu nome do dono da Folha Otávio Frias. A Globo invadiu um terreno no valor de 11 milhões e o Serra deu o terreno para a Globo, o prédio da Editora Abril, que é Veja, pertence na verdade à Previ, que o governo FHC repassou para eles, o golpe do último debate da eleição do Color quem deu foi a Rede Globo, portanto mais uma vez, vocês têm masi vozes doq que pensam, por isso, criem esses posts, mostrando para o povo quem é essa gente. Eles já falaram que a oposição está fraca e que portanto eles vão fazer papel da oposição e que o povo não tem que ter o contraponto só vale o que eles falam, esse quarteto da madalde são os verdadeiros coronéis.

    ResponderExcluir
  30. Estamos em um poço sem fundo com as informações editadas pela mídia brasileira. Alguns blogs até sugerem que a população se mobilize contra essa falta de caráter e de ética de alguns senhores que por terem um microfone ou uma caneta de um editor qualquer de jornaleco, podem falar e escrever o que bem entenderem.
    Não só a sociedade terá que se mobilizar contra essa mídia indo às ruas para protestar, assim como: promover a criação do Conselho Federal de Classe de Jornalismo e isso só depende do presidente Lula, que pode ser resolvido com uma simples “canetada” por Medida Provisória. Apesar que o Presidente Lula foi acusado, pela oposição, de querer cercear a liberdade de imprensa com o projeto de criação do referido conselho, no inicio do seu governo – ou dos profissionais de jornalismo, se assim preferir. E também seria um bom sinal, a revogação da lei que permite que um jornalista execute a sua profissão sem um curso superior, o que promove essa enxurrada de mentecaptos brincando que são jornalistas. Isso esta acabando com o profissionalismo e lisura de uma profissão tão maravilhosa que o da informação. Vamos acordar antes que seja tarde e eles acabem com o que ainda presta nesse país.

    ResponderExcluir
  31. DEEM
    uma olhadinha nos prefeitos destas cidades, a maioria são PSDB ou da Base do Serra.

    Será que naum usaram base de dados da prefeituras para usar no datafolha. Se forem de casa em casa a pesquisa cai por terra. Vergonha!!!!!

    algumas q vi e consultei na internet são do PSDB.

    PELA AMOSTRA Q BUSQUEI TRATASSE DE BANDIDOS OS REALIZADORES DA PESQUIZA E QUEM CONTRATA TAL SERVIÇO.

    ResponderExcluir
  32. ELES PODERIAM FAZER A PESQUISA EM HORTOLANDIA...SERIA 99 PARA dILMA CONTRA ELES...

    ResponderExcluir
  33. No Brasil ocorre um fenômeno que não vi ninguém observar, mas que venho falando desde 2008, onde está se construindo uma nova ordem política, talvez um amadurecimento filosófico no que se refere ao papel do congresso.

    Está acontecendo a construção de um sistema Bi-Partidário , mas diferentemente dos EUA, no Brasil o sistema será construído sobre bases marxistas..
    No sólido confronto entre os operários e pobres e a classe economicamente dominante,

    Por essa razão vislumbro o Brasil como o lugar que reune condições ideiais para as teorias marxistas efetivamente se implementarem,

    Um sistema Capitalista-Social Solidário é possível.

    Abraços .. Viva a DILMA

    ResponderExcluir
  34. Amigos, o blog do Azenha também não dava pra acessar logo após as 13 horas de hoje. Fiquei mais de uma hora tentando. Outra coisa que verifiquei é que toda notícia que chega ao meu computador, vindo dos blogs da esquerda, ele desvia automaticamente pra lixo eletrônico. Começou a fazer isso na semana passada. Eu ajeito, no dia seguinte ocorre novamente, sem que eu tenha dado qualquer comando neste sentido. Fiquem atentos.

    ResponderExcluir
  35. O Brasil pode mais.
    José Serra, jamais!

    ResponderExcluir
  36. Mandei uma mensagem,para este Post,reafirmando que o Blog "DOS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA"ESTA IMPOSSIBILITADO DE LER OS COMENTÁRIOS E COMENTAR!E vocês não publicaram meu comentário,tô fora não dá mais para eu estressar,tanto os Amigos do Presidente Lula,há mais de 2 meses,me cortando,aqui no Blog "DOS AMIGOS DA PRESIDENTA DILMA"faz a mesma coisa??Dá nojo!!Isto que eu sou Petista e Lulista e Dilmista,Tarsista e etc..

    ResponderExcluir
  37. Eles vão tentar de tudo, estão desesperados.Devemos estar preparados porque é briga que vale atirar areia nos olhos!

    ResponderExcluir
  38. A elite dominante da mídia golpista, é minoria.

    Os trabalhadores/trabalhadoras, são a maioria
    da população votante.

    Porisso, afirmo que o Zé dos Pedágios não se elege.

    ResponderExcluir
  39. Temos que denunciar essa guerra suja por todo o mundo. Sabemos quem os apoia. É preciso que todos conheçam a prática rasteira da direita de fazer campanha e tudo que está em jogo no Brasil e as consequencias de uma reversão da situação caso a oposição ganhasse no tapetão. É preciso atenção também para a questão sa segurança física de candidatos e militantes, não estamos lidando só com gente que quer atingir-nos com ofensas e ilações mas também com gente muito perversa.
    É DILMA 2010.

    ResponderExcluir
  40. bom, recebi de um profissional da area de estatistica, a respeito da possivel distorcao da pq da folha; acho q vale a pena ler:
    "isto e' facilmente corrigido pelo Datafolha ponderando cada individuo da amostra
    diferentemente. Assim, no computo geral para o Brasil um nordestino da amostra
    "vale mais" que um individuo do sudeste que foi entrevistado.

    O mais comum e' que as pesquisas (mesmo nos EUA e as do IBGE) nao sejam uma
    amostra representativa neste sentido de reproduzir na amostra as proporcoes exatas
    na populacao verdadeira. Por exemplo, se o objetivo e' estudar o sudeste com mais detalhes
    e com BOA PRECISAO EM CADA SUB_GRUPO, pode ser de interesse quebrar a
    amostra do sudeste em estados e depois em sexo e depois em idade.
    Entao deseja-se
    (por alguma razao) conhecer bem (com precisao) a intencao de votos das mulheres
    mineiras jovens. Assim, a amostra do sudeste pode ser maior que a do nordeste pela
    necessidade de conhcer bem os votos de subgrupos do sudeste. Para obter a
    intencao de voto do Brasil basta reponderar a amostra.

    Nao estou dando nenhum aval a pesquisa especifica da datafolha, apenas dizendo
    que todas as pesquisas possuem esta caracteristica que voce apontou."

    ResponderExcluir
  41. Veremos a derrota da globo,folha,veja e mais alguns.. tucantos.....

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog