quarta-feira, 17 de março de 2010

Palestinos pedem Lula no posto de secretário-geral da ONU


Um porta-voz da Autoridade Nacional Palestina (ANP) disse nesta quarta-feira (17) esperar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja o próximo secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas). Mohamed Edwan, que trabalha junto ao presidente da ANP, Mahmoud Abbas, fez a declaração em uma entrevista à BBC Brasil durante a visita de Lula ao território palestino da Cisjordânia.

- Vemos o presidente Lula como irmão (...). Achamos que ele poderia ser um ótimo secretário-geral da ONU, pois é um homem de paz e de diálogo e sabe negociar de maneira inteligente e admirável (...). O próprio presidente Abbas pensa assim.

Luiz está em visita oficial ao Oriente Médio desde o último domingo. Já esteve em Israel, nos territórios palestinos e viajou nesta quarta-feira à Jordânia, onde se encontrou com o rei Abdullah 2º e a rainha Rania.

Também visitou nesta quarta-feira o túmulo do líder palestino Yasser Arafat, morto em 2004, e se disse disposto a conversar com todas as partes, inclusive o movimento islâmico Hamas, ao final de uma viagem histórica aos territórios palestinos.

Lula também inaugurou a "rua do Brasil" em Ramallah (Cisjordânia), onde fica a sede da ANP, antes de um encontro com Abbas.

Durante a cerimônia, na presença do primeiro-ministro da ANP, Salam Fayyad, Lula declarou:

- Estou muito feliz de que a rua do Brasil fique em frente ao mausoléu de Arafat; isto demonstra o carinho que o povo palestino sente pelo povo brasileiro.

Presidente quer dialogar com o Hamas

Segundo a BBC Brasil, Fayyad também elogiou Lula, que foi aplaudido de pé por um grupo de palestinos na inauguração:

- Muitos dos que aplaudiram não entendem português, mas o presidente Lula fala uma língua universal, que todos entendem.
Lula também afirmou, durante entrevista coletiva junto com o presidente Abbas, que o país está disposto a conversar com o Hamas, que controla a Faixa de Gaza, para ajudar os esforços de paz.

- O Brasil está disposto a falar com todos. Todas as partes envolvidas devem ser ouvidas.

No começo de janeiro, o Brasil já anunciou que não excluiria entrar diretamente em contato com o Hamas caso isso pudesse ajudar a resolver o conflito israelense-palestino.

Estados Unidos e União Europeia consideram o Hamas um movimento terrorista e exigem que renuncie à violência e que reconheça o Estado hebraico.

Luta reiterou o compromisso do Brasil com a paz entre israelenses e palestinos. E afirmou que o "Brasil fará tudo o que estiver em seu poder" para que este objetivo seja alcançado.

- O Brasil sempre defendeu a paz no Oriente Médio e nunca esteve tão envolvido para conseguir.(Reuters

2 comentários:

  1. Lula fez por merecer
    O povo brasileiro que torce por ele, também. Parabéns Presidente Lula. Você engrandece esse País tão amesquinhado pelas lideranças seculares.

    ResponderExcluir
  2. Agora entendi porque o "liso" do Artur Virgilio discursou hoje, dizendo que a ONU não representava mais nada. Um palhaço.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog