sexta-feira, 26 de março de 2010

Ferrovia Oeste-Leste desenvolve o interior da Bahia e Tocantins

Vídeo institucional da Valec sobre Ferrovia Oeste - Leste



Hoje a ministra Dilma Rousseff, ao lado do presidente Lula, estão em Ilhéus, na Bahia, com agenda cheia: inauguram gasoduto que para abastecer o Sul da Bahia, assinam contratos para construção de moradias do programa "Minha Casa, Minha Vida", e lançam editais para licitação da Ferrovia Oeste-Leste.

A Ferrovia abre um eixo de desenvolvimento para o interior baiano, alcançando até o Tocantins. Várias cidades terão seus pólos industriais desenvolvidos, com a facilidade e baixo custo do frete para escoar a produção. As cidades de Itagibá, Jequié, Tanhaçu, Caetité, Brumado, Guanambi, Bom Jesus da Lapa, Correntina, São Desidério, Barreiras.

Os municípios de Correntina e Barreiras terão terminais multi-modalis, fazendo a integração com transporte rodoviário, para escoar grãos, farelo, álcool e algodão.

A segunda etapa da Ferrovia irá de São Desidério (BA), até Figueirópolis, no Tocantins, onde fará conexão com a ferrovia Norte-sul.

A imprensa demo-tucana vai dizer que a ferrovia ainda é só projeto, e blá, blá, blá. Mas o edital de licitação está sendo assinado hoje. A ferrovia é uma das prioridades do PAC, e o que está no PAC tem verba garantida no orçamento da União, segundo determinação do governo Lula. São R$ 6 bilhões até 2012.

2 comentários:

  1. Ferrovias/hidrovias, transportando o progresso
    do Brasil e dos brasileiros.

    É o governo Lula.
    É o PAC da mãe Dilma que vai continuar o ótimo
    governo Lula, com as mulheres e para as mulheres e nosso voto também.

    ResponderExcluir
  2. Sem duvidas é um maravilhoso projeto que tnha a sua necessidade de séculos, más falta algo mais abrangente, que chamaria de transporte humano nestas vías! Quando penso em trém, penso em alternativa revolucionaria à daqueles transportadores de caraga viva nossa, as empresas absoletas de ónibus, que deveriam ser abolidas por projetos de trém, afinal ser humano não poderia jamais ser confundido com gado, que estas empresas continúam insistindo!!!

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog