terça-feira, 2 de março de 2010

Aécio convida Dilma e Ciro para evento e contraria Serra

O convite feito pelo governador de Minas, Aécio Neves, para que os principais opositores do tucano José Serra à Presidência compareçam à comemoração do centenário de Tancredo Neves, na quinta-feira, provocou mais um mal-estar na já conturbada relação entre os dois correligionários.

Serra ficou contrariado pela possibilidade de ter de dividir o palanque na solenidade, em Belo Horizonte, com Ciro Gomes e Dilma Rousseff. O deputado do PSB foi convidado e deve ir ao evento. Já a assessoria da Casa Civil diz que a ministra ainda não foi diretamente convidada e não tem viagem programada a Minas, mas aliados do paulista viram no convite a Lula e equipe uma brecha para a presença da rival do tucano.

Apesar do risco de constrangimento, Serra não poderá faltar ao evento, pois costura a participação de Aécio em sua chapa, como vice. O convite "ecumênico" é uma ação de Aécio para reforçar a imagem da qual se orgulha, de conciliador.Segundo tucanos, Serra descartou a hipótese de faltar à cerimônia. Ele vai participar ainda de uma sessão solene no Senado amanhã de manhã em homenagem a Tancredo.

O aceno, porém, não será suficiente para convencer Aécio. Sondado por emissários de Serra, ele avisou que não aceitaria a vice mesmo que o governador de São Paulo condicionasse o anúncio de sua candidatura à chapa puro-sangue.

Segundo tucanos, Aécio foi consultado sobre o que responderia se Serra o convidasse para a vice, lançando, a partir de Belo Horizonte, sua candidatura. Aécio reafirmou a intenção de concorrer ao Senado.

Preocupado com o desempenho do paulista no último Datafolha, o comando do PSDB decidiu cobrar, para esta semana, a declaração de Serra de candidatura à Presidência.

Sob pressão de aliados -que esperam dele sinais contundentes nesta semana- ,Serra alega que não há diferença em anunciar a candidatura agora ou no fim do mês.
Tucanos, no entanto, discordam sob o argumento de que não pode mais pairar dúvida sobre sua disposição de concorrer à Presidência.

Antes restrita a um grupo -liderado pelo presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE)-, a tese reverbera entre os principais interlocutores de Serra.Como Aécio resiste à ideia da vice, tucanos trabalham com o nome do senador Tasso Jereissati (CE) para a vaga. Patrocinada pelo pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a presença de Tasso teria o papel de melhorar o desempenho de Serra no Nordeste.

A proposta esbarra, porém, nas restrições dos democratas. Segundo o presidente nacional do DEM, Rodrigo Maia (RJ), a busca por outra alternativa pode passar um sinal de fragilidade. "Temos que insistir em Aécio. Essa é a chapa mais competitiva", disse Maia.Segundo o Datafolha, a vantagem de Serra sobre Dilma caiu de 14 para 4 pontos no cenário com Ciro candidato.Folha

2 comentários:

  1. Essa propalada vantagem é balela !

    O Data-folha não tem credibilidade por ter rabo preso com os PSDBestas.

    ResponderExcluir
  2. Tem de tomar cuidado.

    Imagina, Dilma Lula e Ciro todos em MG.

    Aecinho aproveita e diz que concorda ser vice de Serra, ou ainda, de ser o próprio candidato dos tucanos à Presidência.

    Do jeito que esse bando de tucanos jogam sujo tudo é possível. E ainda com o PIG lhes apoiando, vão explorar este momento e replicar por vários dias buscando capitalizar politicamente. Lula e Dilma que não abram os olhos,para ver melhor.

    Como disse, jogo sujo é com os tucanos mesmo.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog