sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Arruda quebrou sigilo do painel do Senado e teve blogueiro como álibe



O governador José Roberto Arruda (ex DEM), preso ontem por tentativa de suborno, traz um currículo ímpar na política brasileira. Atraído para a vida pública há 19 anos,caiu em desgraça ao ser pego no escândalo da violação do painel do Senado, voltou à cena política com a humilde confissão de erro nos bairros mais populares de Brasília, foi o recordista de votos para o Congresso e derrotou Joaquim Roriz, seu antigo padrinho ao eleger-se governado, em 2006.Teve como álibe, o blogueiro Noblat, que na época jurava que Arruda não havia participado da quebra do painel pois, estava jantando ao seu lado em um restaurante de Braília. Mentiu Noblat. Ontem, sem ajuda de Noblat, Arruda acabou preso.

Secretário de Obras, Arruda coordenou a construção do metrô.

Aprendiz de Roriz, Arruda disputou sua primeira eleição em 1994, com a ambição por uma cadeira no Senado, e sagrou-se o segundo mais votado. Mas descolou-se do padrinho político um ano depois, quando deixou o PP de Roriz para ingressar no PSDB. Em 1998, sentiu-se maturo para enfrentar Roriz pelo governo do Distrito Federal. Perdeu e voltou ao parlamento, onde se envolveu em seu primeiro escândalo público.

ACM

Vassalo do então presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA), Arruda cooperou com seu novo padrinho no episódio da violação do painel eletrônico da Casa, durante a votação da cassação de Luiz Estevão (PMDB-DF) em 2001. Apanhado, sua primeira reação foi negar veementemente. Depois, Arruda subiu à tribuna: "Eu errei". Ele renunciou ao mandato e foi expulso do PSDB.

O sepultamento de uma breve vida política deu lugar a uma volta por cima. Arruda seguiu por meses a rotina diária de bater à porta de cada casa das cidades que rodeiam Brasília para pedir perdão e, dissimuladamente, o voto. Saiu-se recordista na Câmara dos Deputados em 2002, com 27% dos votos válidos do Distrito Federal, e quebrou a marca que apenas Leonel Brizola havia alcançado, 40 anos antes.Em 2006, elegeu-se no primeiro turno para o governo de Brasília, com mais de 50% dos votos.Arruda estava sendo cotado como forte candidato a vice do governador José Serra. - Com algumas informações da Agência Estado

Cadeia nele

Pela primeira vez em sua história, o Superior Tribunal de Justiça mandou um governador de Estado para a prisão. O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), entregou-se ontem à Polícia Federal depois que o STJ, por 12 votos a 2, decidiu pela prisão preventiva. O Ministério Público Federal pediu intervenção no DF, às vésperas das festividades de seus 50 anos. "Se for posto em liberdade e permanecer no governo, continuaremos tendo a máquina pública do DF a serviço dessa organização criminosa", disse o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Um dos empecilhos a esta decisão é que, com qualquer das unidades da Federação sob intervenção, o país não pode realizar eleições. A prisão aprofunda a crise no DEM e afeta o peso do partido na sucessão presidencial.

Os advogados de Arruda impetraram um pedido de habeas corpus no STF para soltá-lo. Mas o ministro Marco Aurélio Mello, relator do processo e conhecido por determinar a liberdade de pessoas antes da sentença final, preferiu pedir informações ao STJ, antes de decidir.

A decisão pela prisão de Arruda mostra que a cúpula do Poder Judiciário deve ser mais rígida com os políticos de alto escalão que respondem a processos por corrupção. Foi um placar alto. Não houve grandes divisões na Corte Especial, que é o principal órgão do STJ e foi o responsável pela decisão. Ficaram vencidos os ministros Nilson Naves e Teori Zavascki, que foram contra a prisão por motivos formais. Os outros ministros seguiram o voto do relator, Fernando Gonçalves.

5 comentários:

  1. OLHA O JN DIZENDO PARA O POVÃO: "O LULA É AMIGÃO DO ARRUDA". NA CARA DURA. E LIVRAM OS DEMOS!

    11/02/2010 - 21:19

    O desgastado padrão Kamel de cobertura

    Por Yuri - do Blog do Nassif

    O William Boner e a Fátima Bernardes acabaram de noticiar que o presidente Lula ficou “abatido” com a prisão do gov. Arruda. A notícia foi em tom como se o governador fosse correligionário do presidente.

    Nem nos próprios DEMos colaram o Arruda como colaram no presidente Lula. Usaram aquela velha tática: "Segundo assessores próximos ao presidente…" Sem dar nomes, é claro.

    ResponderExcluir
  2. DO JORNALISMO SAFADINHO DO SBT - RECADO DO JOSÉ NEUMANE PINTO AO LULA:

    o 'jornalista fim de carreira' avisou ontem o Presidente Lula que todos são iguais perante a lei, ressaltando a “preocupação” do Presidente referente a prisão decretada, como se o Lula fosse um defensor ou aliado do então Governador, que até meados de 2009 seria vice de Serra, no compre um careca e leve dois…

    O jornalista em fim de carreira e praticante de jornalismo-safado não atrelou ARRUDA ao DEM e
    a oposição ao Governo Federal que o apoiava na Adm. de Brasilia.

    ResponderExcluir
  3. AH, VAMOS CRIAR ALGUMA COISA INTERESSANTE COM A FRASE DO SERRA: VOTE NUM CARECA E GANHE DOIS (ELE E ARRUDA), DO VÍDEO DA REUNIÃO DO PSDB E DEMO, NO QUAL ALEXANDRE GARCIA DO PIG (GLOBO) CHEGA A BABAR A ANUNCIA A COMPOSIÇÃO DA CHAPA. VAMOS GENTE CRIATIVA DO BRASIL. QUERO VER!

    Pimenta

    ResponderExcluir
  4. É MUITA MANIPULAÇÃO...

    12/02/2010 - 15:28
    A rotina insondável da manipulação

    Por Marcos Antônio - Blog do Nassif

    Lula defende punição mais severa para corrupção e nega ter ficado chocado com prisão de Arruda

    da Folha Online

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que não ficou chocado com a prisão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido).

    “Não fiquei chocado, fico chocado quando vejo as denúncias de corrupção, quando aparece o filme de Arruda recebendo dinheiro”, disse Lula durante entrevistas a rádios de Goiás.

    Essa “noticia” vi primeiramente no G1.
    Tinha que ser…

    No Globo News, o monfort falou que o Chaves daria uma “ajudinha” na elaboração do programa de governo da Dilma!


    Comentário
    Um órgão cria, o resto copia, cria-se a maior repecussão possível. Depois, o desmentido no dia seguinte, fora do fragor das manchetes.

    Com isso, criam-se dois efeitos:

    1. O leitor desinformado acha que Lula lamentou a prisão do aliado. 2. O leitor informado acha que a mídia só escreve para leitor desinformado. E, na filtragem das publicações, o informado sai da mídia velha para buscar diversidade na Internet; e o desinformado sai da mídia velha para os jornais populares, que pelo menos não enganam quanto ao seu objetivo.

    ResponderExcluir
  5. A mídia, que vive às custas das gordas verbas de propaganda do governo de Sampa, OMITE, descaradamente, que o Arruda é o Vice do Serra.

    A mídia tem que ser séria para ser respeitada.

    Não se engana a todos o tempo todo .

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog