As vendas de veículos novos no Brasil atingiram patamar recorde em 2009, com 3,14 milhões de unidades vendidas. A alta sobre 2008 foi de 11,35% e, para este ano, o setor estima mais um forte crescimento, de quase dois dígitos.
Considerando apenas automóveis e comerciais leves, a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) espera um aumento nas vendas de 9,73%, para 3,3 milhões de unidades.
Em dezembro, o crescimento das vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no país foi de 16,41%, em comparação ao mês anterior, e de 50,62%, em relação ao último mês de 2008. Foram vendidas 293.030 unidades, segundo dados divulgados ontem pela Fenabrave.
– Nossa projeção é baseada em um cenário de consenso de crescimento do PIB de 5% em 2010 – o presidente da Fenabrave, Sérgio Reze, acrescentando que as vendas em dezembro foram as melhores para o mês desde o início das medições pela entidade, em 1957.
Em dezembro de 2008, a Fenabrave tinha previsão de que as vendas de automóveis e comerciais leves em 2009 teriam queda de 19%. Mas incentivos do governo para minimizar os efeitos da crise mundial no Brasil, como redução do IPI e o fomento da oferta de crédito para veículos, impulsionou a alta das vendas.
As vendas nessas duas categorias juntas acabaram atingindo 3,009 milhões de unidades, ligeiramente acima da última previsão, refeita pela Fenabrave durante o ano, de 2,965 milhões de unidades.
Em 2009 como um todo, as vendas apenas de automóveis somaram 2,48 milhões, crescimento de 12,93% ante o ano anterior. Comerciais leves totalizaram 530 mil, unidades vendidas: alta de 11,4%. Já as vendas de motos totalizaram 1,6 milhão de unidades vendidas no ano, queda de 16,42% sobre 2008.
As vendas de caminhões caíram 11,5%, para 109.146 unidades, e as de ônibus recuaram 14,2%, para 22.598 unidades, em 2009. Com a recuperação da economia, o presidente da Fenabrave aposta que as vendas de caminhões terão expansão de 13,5% em 2010.
Em 2009, a Fiat liderou o setor, vendendo 736.961 automóveis e comerciais leves e obtendo 24,49% de participação no mercado brasileiro.
Em seguida ficou a Volkswagen, com vendas de 684.387 unidades e participação de 22,74%.
A General Motors vendeu 595.424 unidades e obteve 19,79%; a Ford teve vendas de 304.024 e participação de mercado de 10,1%.
A Honda ficou em quinto, com vendas de 125.869 e parcela do mercado de 4,18%.
Com agências
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