segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Tucano assalta cofre do Estado para pagar agências de publicidade

Às vésperas do ano eleitoral, em que é cotado para concorrer à Presidência, o governador José Serra (PSDB) renovou contrato com as três agências responsáveis pela publicidade oficial da gestão no valor máximo permitido. Juntas, Lua Branca, Adag e Contexto receberão até R$ 110 milhões entre outubro e 1º de abril de 2010, mesmo valor já pago no contrato anterior, também de seis meses.

candidato tucano ao Planalto, Serra deve deixar o cargo em 3 de abril. Há novas inserções, como dos programas de expansão do ensino superior da Universidade Virtual do Estado (Univesp) e do Acessa São Paulo, de inclusão digital.

Os contratos com as agências de publicidade foram assinados em abril de 2008, no valor de R$ 88 milhões e renovados duas vezes pelo mesmo valor até outubro deste ano. Mas, em julho, foi feito aditamento - novo reajuste - que elevou os valores dos contratos em 25%, a R$ 110 milhões. E, no mês passado, o novo contrato começou já com a previsão de gastos no valor limite. A lei de licitações permite renovações por um período máximo de cinco anos, com limite de reajustes de 25%.

A maior conta é a da agência Lua Branca, do publicitário Luiz Gonzalez, o preferido dos tucanos paulistas. São R$ 43,2 milhões, ou R$ 7,2 milhões por mês. Gonzalez foi marqueteiro de Serra na campanha à Prefeitura em 2004, trabalhou com o ex-governador Geraldo Alckmin na disputa presidencial de 2002 e ajudou a reeleger o prefeito Gilberto Kassab (DEM) em 2008. Hoje, é o principal estrategista de imagem da provável candidatura de Serra à Presidência em 2010.

As outras contas estão divididas entre Contexto (R$ 37,5 milhões) e Adag (R$ 29,2 milhões). Desde o início da gestão Serra, 2007, as três agências receberam R$ 355,8 milhões em contratos com o governo paulista.

Só este ano, até novembro, foram empenhados (garantidos para gasto) R$ 270 milhões, segundo levantamento feito pela Liderança do PT na Assembleia Legislativa. A conta não inclui gastos com propaganda de empresas estatais.

Metrô

Responsável pelo programa Expansão São Paulo, vitrine do governo Serra, o Metrô também começará 2010 com o orçamento de publicidade definido. A companhia renovou, em outubro, as duas maiores contas com agências de publicidade, no valor de R$ 25 milhões. Ambos têm validade até abril. A maior delas, para promover as obras do Expansão São Paulo, com a Duda Mendonça Associados: R$ 14 milhões.

A segunda conta, de R$ 11 milhões, é da MPM Propaganda, antiga 3P Comunicação, do Grupo ABC, do publicitário Nizan Guanaes, marqueteiro da campanha de Serra à Presidência em 2002.

ENTENDA O CASO

Abril de 2008: A Secretaria de Comunicação assina os primeiros contratos com Adag, Contexto e Lua Branca, no total de R$ 88 mi, por seis meses, até outubro

Outubro de 2008: Novos contratos são feitos, até abril de 2009, no valor de R$ 88 milhões

Abril de 2009: É assinada uma terceira leva de contratos, até outubro, por R$ 88 milhões

Julho de 2009: é feito reajuste de 25%, levando valor a R$ 110 mi e mantendo prazo até outubro

Outubro de 2009: é assinada a quarta leva de contratos, até abril de 2010, já com valor inicial de R$ 110 mi, máximo permitido por lei

O QUE DIZ A LEI
Os contratos podem ser prorrogados por até 5 anos, com reajuste máximo de 25% sobre o valor inicial

R$ 355,8 mi
foram pagos às três empresas desde o início do governo José Serra, em 2007

R$ 270 mi
foram empenhados em propaganda direta do governo de janeiro a novembro

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