sábado, 7 de novembro de 2009

Em evento do PCdoB, Dilma chama oposição de "patética"

A ministra Dilma Rousseff (PT), fez um discurso de cerca de 30 minutos no 12º Congresso do PCdoB em que atacou a oposição, chamando-a de "esdrúxula" e "patética". O tom do discurso foi motivo de brincadeira do Presidente Lula. "É preciso tomar muito cuidado com a Dilma, ela fez um discurso muito longo para quem é pré-candidata", disse Lula antes de iniciar seu pronunciamento, de mais de uma hora.

"Os que vão fazer o Brasil avançar não serão aqueles que nos imobilizaram num modelo neoliberal por tantos anos. As forças do passado mais uma vez tentam se organizar e, para isso, usam velhas e surradas táticas. Tentam ser astutos ao tentar fragmentar a base aliada do governo Lula, são patéticos ao tentar confundir as pessoas, dizer que nossos modelos são parecidos, que nossa política econômica é a mesma. (...) São patéticos ao dizer que o Bolsa Família é continuidade do Vale Gás e do Bolsa Escola", disse Dilma, no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo.

"Não se iludam. A luta vai ser muito dura. Nosso projeto de nação cria muitas animosidades. Esse governo jamais cruzou os braços. O país que nós recebemos e o que nós deixaremos são muito diferentes. O povo vai saber comparar", afirmou Dilma.

Já Lula usou parte do tempo de sua fala para rebater as críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Em um artigo, o tucano afirmou que se Dilma ganhar em 2010 sobrará ao Brasil um "subperonismo" - em referência ao ex-presidente argentino Juan Domingo Perón - e "uma burocracia sindical aninhada no Estado".

"Nós não temos a sapiência dos sociólogos. Essa semana fui chamado de analfabeto, de ditador, (...) e nessa mesma semana eu ganhei o título de estadista do ano. Eu compreendo o ódio, o intelectual que está assistindo um operário que só tem o quarto ano primário - e não tenho vergonha de dizer - ganhar tudo o que ele imaginava que pudesse ganhar e não ganhou por incompetência é muito difícil. É muito engraçado, tem gente que acha que a inteligência está ligada à quantidade de anos de estudo que você tem, não tem nada mais burro que isso", disse o presidente, fazendo referência também a Caetano Veloso, que o chamou de "analfabeto" em uma entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog