quinta-feira, 30 de julho de 2009

Foz do Iguaçu terá Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Foz do Iguaçu (PR) receberá 22 milhões de dólares para construção e aparelhamento da Biblioteca Latino-Americana, denominada Latinitas, e do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (Imea).

A biblioteca e o Instituo serão as unidades internacionais da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, conectadas com as universidades dos países do Mercosul e da América Latina.

Dos 22 milhões de dólares, 17 milhões são recursos do Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul (Focem) e 5 milhões de dólares do governo brasileiro, a título de contrapartida do investimento.

O fundo (Focem) foi criado em dezembro de 2004 pelos países fundadores do Mercosul – Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai - e é mantido por eles.

Os depósitos anuais no fundo somam 100 milhões de dólares.

Ciclo acadêmico

A universidade iniciará as atividades em 19 de agosto com a primeira reunião do conselho consultivo do Imea.

O conselho consultivo é formado por especialistas de 16 países que representam as três Américas. O México representa a América do Norte, e os demais especialistas são das Américas Central e do Sul.

Na mesma data, a Unila abrirá uma série de programas acadêmicos que envolvem dez cátedras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog