O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, afirmou nesta quarta-feira, 17, que nos próximos dias devem começar as liberações de recursos de capital de giro para as construtoras que executam obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O montante previsto é de R$ 3 bilhões e segundo Coutinho, para o início da operação da linha, estava faltando apenas a lista completa das construtoras que serão beneficiadas com os recursos.
O presidente do BNDES disse ainda que a questão das garantias a serem ofertadas pelas empresas para a obtenção do crédito, pode ser equacionada com o novo fundo garantidor, que está sendo preparado pelo governo.
Em entrevista coletiva depois de participar de seminário sobre empresas estatais, em Brasília, Coutinho voltou a dizer que o Brasil está saindo da crise e que os investimentos devem ser retomados mais fortemente no fim do ano, junto com a retomada do mercado interno.
Coutinho calcula que neste ano o BNDES vai desembolsar mais de R$ 100 bilhões, incluindo recursos para capital de giro. Mas disse esperar que os bancos privados retomem mais fortemente a oferta de crédito para capital de giro, diminuindo esse encargo que está com o BNDES. "Oferecer capital de giro não é nosso perfil. Nós estamos quebrando um galho", disse Coutinho, que destacou ainda que o risco de inadimplência está caindo, o que facilita a retomada dos créditos pelos bancos privados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog