quinta-feira, 16 de abril de 2009

Trem lotado em SP está entre principais reclamações


Em São Paulo, entre as principais reclamações dos usuários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) recebidas pela Ouvidoria estão a lotação dos trens, atendimento nos guichês e outros pontos das estações, o intervalo entre os trens, além da baixa velocidade de movimentação das composições. Em março, foram recebidas 463 manifestações de usuários, segundo a CPTM. Foram 299 queixas, 12 elogios, 62 sugestões, 83 pedidos de informação e 7 expressões livres, sem conteúdo relacionado com a empresa.

Embora sem a violência física presenciada no Rio, os embarques em horários de pico nas estações mais lotadas da CPTM também envolvem tumulto e apreensão. Na Estação Brás, por exemplo, multidões aguardam a abertura das portas. Agentes chegam a se afastar na hora do embarque e depois voltam para colocar para dentro quem bloqueia o fechamento das portas. Uma vez eu quis descer do trem e fui empurrada para trás, caindo em cima de uma mulher, conta a telefonista Fernanda Aparecida Sousa, de 29 anos aqui para o Estadão.

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