quarta-feira, 15 de abril de 2009

Petrobras comunica nova descoberta no pré-sal


A Petrobras informou ao mercado no início da noite de ontem ter encontrado mais uma jazida de óleo leve no pré-sal do litoral brasileiro. A descoberta aconteceu em águas profundas da Bacia de Santos, no bloco BM-S-9. Trata-se da terceira notificação de descoberta no bloco, que tem como sócios a Petrobras (operadora, com 45%), BG (30%) e Repsol (25%). O BM-S-9 é composto por duas áreas de avaliação, os prospectos de Carioca e Guará. O poço perfurado agora, o 4-BRSA-709, denominado de Iguaçu, está na área de avaliação de Carioca. Ele fica a cerca de 340 quilômetros da costa de São Paulo, em lâmina d"água de 2.140 metros. A estatal não informou a perspectiva de reservas de petróleo no local.

"A descoberta foi comprovada através de amostragem de óleo por teste a cabo, em reservatórios localizados em profundidade de cerca de 4.900 metros", diz a nota divulgada pela Petrobras, acrescentando que o início da perfuração de um novo poço nesta área está previsto para os próximos dias.

Até o momento, a Petrobras fez estimativas para apenas duas descobertas no pré-sal: Tupi, com 5 bilhões a 8 bilhões de barris de petróleo e gás; e Iara, com 3 bilhões a 4 bilhões de barris de petróleo e gás. (Agências noticiosas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog