Ciro Gomes (PSB-CE) também participou da solenidade.
Dilma teceu elogios à Ciro, afirmando que ele foi um dos principais apoiadores do primeiro mandato do presidente Lula , quando chefiou o Ministério da Integração Nacional.
"Ele foi o responsável por uma das maiores obras estratégicas para o Nordeste", disse Dilma, referindo-se à interligação das bacias do São Francisco viabilizada por Ciro.
Dilma reiterou o peso de Ciro nos primeiros anos da administração de Lula, período em que, foram lançadas as bases de desenvolvimento do Nordeste em geração de emprego e renda e melhores condições de vida para a população.
Ciro elogiou a ministra como "a mais competente auxiliar do presidente Lula".
A ministra retribuiu, afirmando ser Ciro "um grande companheiro". "O melhor companheiro do primeiro governo do presidente Lula".
Ciro se recusou a falar sobre sucessão presidencial.
Dilma, por sua vez, não quis responder sobre uma chapa com Ciro de vice. "Essa questão da sucessão presidencial começa em 2010. A imprensa pode até querer antecipar essa agenda. Eu não quero. Sobre o deputado Ciro Gomes, posso falar dele do ponto de vista de companheiro. Eu respeito ele. Estive com ele em situações difíceis e em situações fáceis. O deputado Ciro consegue ser melhor nas difíceis do que nas fáceis. Além de ser um amigo", disse a ministra.
É, na tese do PMDB, digo Sergio Cabral, não for o vice de Dilma Ciro Gomes seria uma boa opção.
ResponderExcluir