segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Dilma discursa para 80 mil


" Eu fui educada na religião católica. Sou católica, sou batizada " , respondeu a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, depois de alguma insistência, durante missa da Igreja Canção Nova, em Cachoeira Paulista, a que compareceu na tarde de ontem como representante do Presidente Lula. Parecia um evento católico comum, mas não era.

A igreja Canção Nova reuniu 80 mil católicos carismáticos por dia na sexta-feira e no sábado e o mesmo número era esperado para ontem, segundo organizadores do evento. A Canção Nova realizou nesses três dias a comemoração do Hosana Brasil, um dos principais eventos católicos do país. A cidade de Cachoeira Paulista, com 31,6 mil habitantes, recebeu o Papa Bento XVI em maio em sua visita ao país.

Dilma permaneceu discreta durante toda a missa, que durou cerca de duas horas. Mas, no fim da cerimônia, fez um discurso caloroso, desejando um Feliz Natal e Ano Novo aos presentes. A grande missa realizada pela Canção Nova, coordenada pelo Monsenhor Jonas Abib, reuniu alguns nomes da política local, mas também políticos de expressão nacional. Estavam presentes o deputado federal Ricardo Trípoli (PMDB-SP), o vereador Gabriel Chalita (PMDB-SP), o senador Gim Argello (PTB-DF). Gilberto Carvalho, chefe do gabinete do presidente Lula, também compareceu.

Dilma foi convidada a fazer a primeira leitura da missa e declamou um trecho do livro do profeta Isaías, do antigo testamento. Durante a cerimônia religiosa, todos os políticos e presentes se ajoelharam a pedido do padre Roger Luiz. Dilma não. A ministra permaneceu sentada. Todos também foram para fila receber a hóstia, que para os católicos representa o corpo de Cristo. Dilma também preferiu não comungar.

Gilberto Carvalho afirmou que Dilma Rousseff não estava no evento católico como candidata. " Não iríamos usar uma atividade religiosa como esta, tão importante, para isso. " Mas confirmou que Lula apóia o nome da ministra para a presidência. " O presidente disse em Roma que ela é a candidata. Mas até agora ele não conversou com ela sobre isso. Até porque ele considera importante não antecipar esse debate (...). No ano que vem, a crise vem mais forte. E a Dilma é a peça-chave, muito especial para o nosso governo. "

O mesmo discurso foi feito pelo presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), na sexta-feira, São Roque, em evento da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB, antigo Campo Majoritário), para o o qual Dilma foi convidada para tentar tranqüilizar os militantes sobre eventuais efeitos da crise econômica no Brasil e para traçar um plano de ação que agregue partido e governo. "Não há nenhuma resistência ao nome dela. É uma pessoa apreciada e admirada por todos", disse Berzoini.

Sobre os possíveis candidatos do PT para o governo do Estado de São Paulo, Gilberto Carvalho afirmou que tudo ainda é muito prematuro. Segundo ele, a candidatura de Emídio de Souza, prefeito petista reeleito por Osasco, foi sugerido, mas há outros nomes em pauta. " Estão falando que o Emídio é o candidato, mas há outros. Marta (Marta Suplicy, ex-prefeita), Aloízio Mercadante (senador paulista), Palocci (Antônio Palocci, deputado federal). Temos que ir com muita calma agora. Primeiro, faremos um programa, para depois compor as alianças. Só então vamos apontar os nomes. É natural que surjam esses nomes. Mas há toda uma apuração que deve ser feita " , disse.

No início de 2009 o PT deverá definir os possíveis candidatos, afirmou Carvalho. " A partir desse programa, vamos montar as alianças com vários partidos (...). Estamos a dois anos das eleições, temos muito que trabalhar ainda, se Deus quiser. Não queremos precipitar esse trabalho. "

No fim da missa, Dilma foi convidada pelo mestre de cerimônias do Canção Nova a falar em nome do Presidente. Mais à vontade, com o microfone na mão, Dilma acenou para os milhares de fiéis e fez seu discurso: " Eu gostaria de agradecer ao monsenhor Jonas Abib (...). Também gostaria de dizer que entre os peregrinos está aqui a Lurian, filha do presidente Lula, que veio lá de Santa Catarina. Ela veio como peregrina nesta maravilhosa cerimônia Hosana Brasil 2008. Quero deixar um abraço carinhoso do Presidente Lula para todos vocês (...). Queria dizer que com a força de vocês nós vamos fazer o Brasil maior de todos os brasileiros. (...) O Presidente quer um Brasil melhor, um Brasil para todos. Neste ano de 2009, vocês podem ter certeza que, lá em Brasília, estaremos lutando para fazer um país tão grande como ele já é. Um abraço a todos, um Feliz Natal e um feliz 2009. " Fim do discurso, Dilma Rousseff foi embora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog