sábado, 27 de setembro de 2014

O trilho é a grande resposta para o transporte urbano no Brasil", diz Dilma


A presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, disse, na manhã deste sábado (27) durante entrevista coletiva na Estação Caub 1 do Expresso DF, que ampliará o transporte sobre trilhos no seu segundo mandato e investirá na sua integração com os demais modais. Segundo Dilma, esta é a melhor opção para cidades com grande aglomeração habitacional. “O trilho é a grande resposta para o transporte urbano de massa no Brasil, pois ele é a coluna vertebral que integra os modais. Esta é uma necessidade no País”, destacou a presidenta.

 O Governo Federal, nos últimos 12 anos, criou, pela primeira vez, um projeto para o transporte público de massa. Antes disso, não se investia em alternativas como o metrô. “Tradicionalmente no Brasil não investiram no trilho, porque se dizia, na década de 90, que o metrô era para países ricos. Isso é uma sandice! O metrô é feito por conta de grandes aglomerações urbanas”, explicou a presidenta. 

Dilma explicou ainda que os investimentos que estão sendo feitos garantirão uma rede de trilhos ampla e estruturada em 2030 por todo o País. Para Mobilidade Urbana, estão sendo investos R$ 143 bilhões no País para melhorar as condições do transporte público e reduzir o tempo que se gasta nos deslocamentos diários. Esses investimentos estão tornando possível a ampliação e construção de nove metrôs, 14 Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), 180 Bus Rapid Transit (BRTs) e corredores de ônibus exclusivos nas principais cidades do Brasil. Ao todo, serão construídos 4.033 km de novas vias entres transporte sobre trilhos, pneus, fluvial e acessos viários. Também foram feitos mais 651 km de transportes sobre trilhos (metrô, Monotrilho, VLT, Trem Urbano e aeromóvel).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog