sábado, 12 de fevereiro de 2011

Kassab tem pronto estatuto de novo partido

Embora esteja sendo cortejado por PSB e PMDB, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), contratou dois escritórios de advocacia especializados em legislação eleitoral para cuidarem da criação de um novo partido.

Segundo interlocutores, Kassab pensa em denominá-lo Partido Democrático Brasileiro (PDB).

Nesta semana, o prefeito deu ordem para que os advogados procurem uma sede para o partido em Brasília e elaborem o manifesto e o programa partidário a serem submetidos aos “fundadores” da nova legenda. “O estatuto está basicamente pronto”, diz o advogado Admar Gonzaga, que dividirá o trabalho encomendado por Kassab com o colega Alberto Rollo.

Ideologicamente de centro, o novo partido é a alternativa mais “viável” encontrada pelo prefeito para deixar o DEM e levar consigo seus aliados próximos. Kassab quer garantias jurídicas de que seus aliados não correrão o risco de perder o mandato por infidelidade partidária. “A preocupação dele é preservar os companheiros”, afirma Gonzaga.

Kassab deve ficar no DEM até 15 de março, dia da convenção nacional do partido. Após essa data, os advogados terão 90 dias para concluir o processo jurídico de criação da legenda. “Aguardamos apenas a definição do prefeito para deflagrarmos o processo”, afirma Admar. Para criar um partido que tenha abrangência nacional, o prefeito precisará de um total de assinaturas equivalente a pelo menos 0,5% do total de votos dados na última eleição geral para a Câmara dos Deputados (sem os votos brancos e nulos), distribuídos por ao menos um terço dos Estados.

Os advogados de Kassab não descartam o anúncio da sua desfiliação do DEM durante a convenção. “Pode ser o encontro de despedida dele do DEM”, diz Rollo. Ciente da movimentação de Kassab, a cúpula do DEM se reunirá em São Paulo para tratar da possível “debandada” do partido. Na próxima segunda-feira, o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), candidato à presidência do partido, almoçará com os ex-senadores Marco Maciel (PE) e Jorge Bornhausen (SC). O DEM aceita abrir espaço na cúpula do partido para aliados do prefeito, caso ele decida manter sua filiação. Agência Estado

2 comentários:

  1. Logo que seja aprovado o nome dese novo partido, temos que começar a desconstruí-lo junto ao povo, mostrando que não passa de mais do mesmo.

    ResponderExcluir
  2. ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRAdomingo, 13 fevereiro, 2011

    >>

    TAÍ !!! >>

    SÃO, SEMPRE, OS MESMOS ... >>

    GUILHOTINA, NE LL ES ! >>

    >>

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog