sábado, 31 de julho de 2010

Lula diz que vai ensinar FHC a ser "ex-presidente"


Em comício na Boca Maldita, em Curitiba, onde pediu votos para a candidata à presidência da República, Dilma Rousseff, o presidente Lula atacou, sem nominar, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Lula se referiu aos que indagavam a ele sobre o que faria quando deixasse o governo: "Quero ensinar a um ex-presidente da República a ser ex-presidente da República e não dar palpite a quem está no poder", afirmou.

Prosseguindo, Lula garantiu que Dilma vai escolher sozinha o ministério, caso seja eleita. "As pessoas são da escolha dela. Por ser mulher, ela vai ter que pôr mais mulher no governo".

No Estado em que Dilma perde nas intenções de votos para José Serra (PSDB), Lula abordou a importância da presença da mulher na política. "Se eu sou casado com uma galega (Marisa) há 36 anos e ela é capaz de governar o presidente do Brasil, por que ela não pode presidir o Brasil?", disse.

Apesar de ter dito que não daria palpite a Dilma, ele não resistiu e deu o primeiro a respeito da questão nuclear no Irã e também sobre os direitos da mulher. "Quando ela for eleita, vai telefonar para o companheiro (Mahmoud) Ahmadinejad (presidente do Irã) e dizer: 'meu companheiro Lula pediu que você não fizesse isso'", afirmou o presidente.

Na coletiva, Dilma esclareceu que, de modo simbólico, o presidente se referia à intervenção de uma presidente mulher em defesa das mulheres que são apedrejadas no Irã, citando a iraniana Sakine Mohammadi Ashtiani, condenada ao apedrejamento por adultério. O Brasil cogita conceder asilo.Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog