quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Governador de Pernambuco é investigado no STF por estádio da Copa



O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), o prefeito Geraldo Júlio, o senador Fernando Bezerra Coelho e o deputado federal Tadeu Alencar, todos do PSB, são investigados pela Procuradoria-Geral da República em inquérito sigiloso que corre no Supremo Tribunal Federal. O procurador-geral, Rodrigo Janot, quer apurar se os quatro nomes do PSB participaram de irregularidades em relação à licitação e ao contrato da Arena Pernambuco, estádio construído pela Odebrecht para a Copa do Mundo de 2014. As informações são da revista IstoÉ.

As primeiras investigações sobre o tema vieram na Operação Fair Play, em Pernambuco, do ano de 2015, com a suspeita de superfaturamento de R$ 42,8 milhões na construção da arena pela Odebrecht. O caso foi remetido ao Supremo devido ao foro privilegiado de Bezerra Coelho e Alencar.
Após o ministro relator da Lava Jato no STF, Teori Zavascki, pedir uma posição da PGR sobre o prosseguimento ou não do inquérito, Janot recomendou a continuidade e sugeriu que os quatro pessebistas tenham seus casos analisados em um único inquérito no STF. Agora cabe a Teori decidir se aceita.

Janot afirma que há "indícios de irregularidades na atuação de dois núcleos, um econômico, formado por Andrade Gutierrez e Odebrecht, além de outras empresas; e um político, composto pelos então integrantes do Comitê Gestor de Parcerias Público-Privadas do Estado de Pernambuco", de acordo com a reportagem.

Os quatro nomes do PSB fizeram parte dests comitê, que formatou a licitação da arena. Sucessor de Eduardo Campos no governo de Pernambuco, Câmara era secretário estadual de Administração quando da assinatura do contrato com a Odebrecht. O prefeito reeleito do Recife, Geraldo Júlio, era secretário estadual de Planejamento. Fernando Bezerra Coelho já é alvo de um inquérito no STF sobre propina para a campanha da reeleição de Campos, que está nas mãos de Teori. Os quatro pessebistas negam a participação em irregularidades na Arena e enviaram notas à imprensa nesta terça-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog