sexta-feira, 5 de setembro de 2014

'The Economist': Marina precisaria provar alguns pontos antes de ser presidente



O jornal britânico The Economist em matéria publicada nesta sexta-feira (5), diz que  menos de um mês atrás, Marina era candidata à vice-presidência pelo candidato  Eduardo Campos (PSB), que vinha perdendo em terceiro lugar de acordo com as pesquisas eleitorais. Agora, após a morte de Campos em um trágico acidente de avião, a candidata assumiu a campanha à presidência e cresceu com forte destaque nas pesquisas.

O jornal lembrou ainda que Marina Silva não é nenhuma novata no campo da política. De acordo com a matéria, a atual candidata à presidência foi uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores (PT) – partido da principal concorrente de Marina na corrida presidencial, Dilma Rousseff –, foi ministra do Meio Ambiente no governo de Luís Inácio Lula da Silva e terminou a corrida presidencial de 2010 em terceiro lugar.

Contudo, Marina precisaria superar ainda dois pontos, de acordo com o The Economist. O primeiro seria a reputação de intransigente que a candidata carrega, levando em conta que as alianças partidárias em governos de coalizão são a norma no Brasil. O jornal lembra que em 2008, Marina abandonou o Ministério do Meio Ambiente por conta das oposições que encontrou quanto as suas políticas ambientalistas. Além disso, a fé pentecostal de Marina Silva faz com que ela seja vista como uma candidata conservadora em pontos como o casamento gay.

O segundo ponto estaria ligado à questão da experiência executiva: Dilma Rousseff já foi presidente e Aécio Neves governou o estado de Minas Gerais. De acordo com o jornal, existe um receio acerca da atuação de Marina Silva, que fracassou durante a tentativa de registrar o próprio partido a tempo da campanha presidencial. A falta de conhecimento econômico de Marina Silva é outro fator que o jornal britânico ressalta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog