terça-feira, 23 de setembro de 2014

Crianças brasileiras estão mais altas e com melhor desenvolvimento intelectual


Uma das formas de constatar o avanço na segurança alimentar do país é medir o déficit da estatura das crianças, indicador de desnutrição crônica também associado a comprometimento intelectual. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde na última semana,  de 2008 a 2012,caiu pela metade (51%) o déficit de estatura média das crianças beneficiadas pelo Bolsa Família e acompanhadas nas condicionalidades de saúde. A evolução é visível.

“O Bolsa Família foi criticado e sempre perguntavam qual seria a porta de saída. Ele não é porta de saída, é de entrada no mundo do trabalho e do empreendedorismo”, diz a presidenta Dilma Rousseff, ressaltando a correlação entre o Bolsa Família e a melhoria na qualidade de vida e no acesso a oportunidades pelos mais pobres.

Em quatro anos, a altura dos meninos de cinco anos beneficiários do programa de transferência de renda aumentou 8 milímetros; e a das meninas, 7 milímetros. Em termos absolutos, em 2012, esses garotos tinham altura média de 108,6 cm, enquanto as meninas chegaram a 107,9 cm, aproximando-se da referência da Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 110 cm e 109,4 cm, respectivamente.

O Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, acompanhou durante cinco anos consecutivos 360 mil crianças inscritas no programa. Durante este período, as crianças foram medidas e pesadas. Os dados do levantamento mostram, sobretudo, que os impactos positivos do programa na vida dos beneficiários ultrapassam o aumento da renda familiar.



Segundo mandato

No segundo mandato da presidenta Dilma, as ações continuarão sendo guiadas pelo compromisso de que “o fim da miséria é só um começo”. Um dos objetivos é garantir que as famílias tiradas da extrema pobreza não voltem a sofrer as mazelas da miséria.

“Sabemos que dar oportunidade real implica em ajudar a quebrar as barreiras de acesso geradas por séculos de exclusão. Por isto, ampliaremos o conceito de busca ativa. Por este conceito – o Estado vai aonde os pobres estão –, será consolidada nessa próxima fase uma das faces necessárias de uma efetiva Reforma do Estado, colocando-o a serviço dos que mais precisam”, aponta o Programa de Governo.



Brasil sai do Mapa da Fome

Os governos Lula e Dilma conseguiram reduzir significativamente a fome e a desnutrição que vitimaram gerações das camadas mais pobres, conforme mostrou o Mapa da Fome 2013, relatório global sobre insegurança alimentar divulgado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), da ONU.Saiba mais sobre o sucesso do Brasil no combate à fome e à miséria: Brasil reduziu pobreza extrema em 75%, afirma FAO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog