quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Regional da CNBB revê texto que divide católicos

Os bispos do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que reúne as 41 dioceses do Estado de São Paulo, vão rediscutir em assembleia, em Itaici, de amanhã a domingo, a questão do aborto que vem dividindo os católicos na campanha eleitoral.

O presidente do Regional Sul 1, d. Nelson Westrupp, bispo de Santo André, informou ontem, por intermédio de sua secretária, que desautorizou a divulgação de uma nota assinada por ele, em 26 de agosto, condenando o voto em candidatos favoráveis ao aborto. A nota tem a assinatura de mais dois bispos, d. Benedito Beni dos Santos e d. Airton José dos Santos, respectivamente vice-presidente e secretário-geral do Conselho Episcopal Regional Sul 1.

D. Nelson esclarece que o apoio dado ao Apelo a todos os Brasileiros e Brasileiras, divulgado pela Comissão em Defesa da Vida do Regional Sul 1, foi uma decisão tomada no primeiro turno das eleições que deve ser reavaliada. Cópias do texto estão sendo distribuídas em paróquias de São Paulo e outros Estados.

D. Demétrio Valentini, de Jales, informou que, na véspera das eleições, padres de sua diocese foram procurados por pessoas que se apresentavam como militantes de movimentos católicos e pediam que cópias da nota do Regional Sul 1 fossem distribuídas nas igrejas. "Numa paróquia de Fernandópolis, essas pessoas diziam ser membros da Renovação Carismática de Votuporanga", disse o bispo.

Em carta do dia 12 dirigida aos colegas de episcopado, o bispo de Guarulhos, d. Luiz Gonzaga Bergonzini, justificou a orientação que deu a seus diocesanos para não votarem em Dilma Rousseff nem em qualquer candidato do PT, por serem a favor da legalização do aborto. No texto, o bispo se queixa de d. Demétrio e promete recorrer ao papa Bento XVI contra ele. D. Demétrio, segundo o bispo de Guarulhos, tem posição a favor de Lula e o atacou em entrevistas à imprensa.

"Mantenho minha posição contra Dilma, porque ela já mudou de opinião três vezes e agora se faz de santinha para dizer que é contra o aborto", disse d. Luiz Gonzaga. O bispo informou que, depois de ter enviado a carta ao episcopado paulista, só vai se manifestar no encontro se provocado.

Ele diz que, embora tenha recebido apoio de outras dioceses, não partiu dele a orientação para distribuir panfletos contra candidatos fora de Guarulhos. Em Aparecida, onde o texto foi distribuído dentro e fora do Santuário Nacional, anteontem, padres dizem tentam identificar os responsáveis pela distribuição.

Simples. É só perguntar para José Serra!!

8 comentários:

  1. Gente, pelo Amor de Deus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Nao aguento mais ver a parte reacionaria da Igreja, ditando as ordens.
    Parece que estamos na idade média.
    Agora so falta uma sexta-feira 13 daqui até o 31, para mandarem nos matar e nos crucificar como fizeram com os templarios.
    E os milhoes de miseraveis que, agora comem por causa de projetos do
    Presidente Lula junto com sua Misitra Dilma Roussef.
    So falta a Igreja dizer, que é obra dos Demos.
    Abraço Petista.
    Maria Teresa.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria que divulgasse esse video:

    A posição da CNBB
    Enviado por luisnassif, qui, 14/10/2010 - 07:06

    Do Portal Luís Nassif
    Do Blog de Babi Fernandes

    A verdadeira face da igreja sobre as eleições.. o que a grande midia não mostra...
    Gostaria de compartilhar um video, o que mostra o lado sensato da igreja católica em relação as eleições.

    Ninguém tem o direito de determinar a ninguém quaisquer regras e nem mesmo a igreja, pois temos o livre arbítrio e total liberdade de pensar por nós mesmos.

    Compartilhe comigo o vídeo , no link abaixo:

    http://www.youtube.com/watch?v=EmBEVi7Vkxo

    ResponderExcluir
  3. É gente...o travesseiro foi aberto e as penas se espalharam...agora é quase impossivel recolhermos essas penas....deixamos acontecer e agora é rezar para ficarmos na frente até as eleições e pedir aos ceus que nada mude no dia 31..a culpa foi toda nossaa!!!!

    ResponderExcluir
  4. É tamanha a perversidade do Serra e sua campanha é tamanha que levou os miseráveis brasileiros, ignorantes, a se revoltar contra Dilma e votar na Marina, sendo que o programa do PV, partido dessa última, consagra a descriminalização do aborto desde 2005. Igualmente o Plano Nacional de Direitos Humanos 2, editado no Governo tucano também prevê a ampliação das hipóteses de realização de aborto.

    O pior é que a incompetência da campanha de Dilma é tamanha que sequer divulgaram essas informações para a população, por meio do programa eleitoral gratuito, que serve exatamente para informar o eleitor. É uma pena que o país é quem pagará o preço pelo retrocesso.

    ResponderExcluir
  5. Pelo que sei o Serra declarou que esta seria a sua última chance de ser presidente, po isso o PSDB o aceitou ao invés de Aécio (que tb não era uma boa). Ele está jogando tudo, tudo e tudo mesmo para esta sua "última" chance.
    Socorram-nos de tê-lo como presidente. É a arrogancia e petulancia em pessoa. Quem não o conhece que o compre e leve embrulhado de presente para casa.
    Até a Monica (essa dele) que ninguém conhecia e sabia de sua existencia apareceu. Coitada, deve estar tão acoada que aceitou dar o ar da graça e até falar besteira.

    ResponderExcluir
  6. Não acredito em uma só palavra desse católico. Ele diz estar informado de todas as palavras que Dilma falou sobre o aborto e não sabe que o outro candidato é a favor do aborto e, ate assinou portaria, para regulamentar o aborto, quando foi Ministro da Saúde. Muito estranho.Ele deve explicitar as verdadeiras razões desse seu comportamento.

    ResponderExcluir
  7. ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRAsexta-feira, 15 outubro, 2010

    QUERIDO PADRE BENI - hoje bispo Dom Beni -,MEU EX-PROFESSOR NA PONTIFÍCIA NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO.>>

    AGORA SEI QUE A REGIONAL SUL I TOMARÁ O RUMO PROFÉTICO DA DEFESA AOS MENOS FAVORECIDOS, POIS V. Excia., APESAR DE TUDO, DEIXOU RENASCER EM SI AQUELE MESTRE E DIRETOR CRÍTICO E CONSCIENTE. >>

    PARABÉNS, DOM BENI ! >>

    PARABÉNS SUL I, POR REVER SUA POSIÇÃO ! >>

    PARABÉNS A TODOS NÓS, HÁ UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL ... >>

    >>

    ResponderExcluir
  8. Gente chega de tanto falar de religião, aborto, lei da mordação, etc.
    O que nós queremos saber são das verdadeiras propostas de governo, e os profissionais da área da educação querem saber do piso nacional comum, pois muito tem se falado em igualdade distribuição de renda, mas o que vemos é que parece que vivemos em um outro lugar e não no Brasil,pois só como exemplo vou citar o caso de professores, se for servidor publico e trabalhar no Distrito federal terá como remuneração aproximadamente 3.700,00, já se for professor da rede Estadual no Rio de janeiro, que diga-se de passagem, é um dos estados com maior receita, o professor receberá quase o equivalente a quinze por cento do salário de um professor do Distrito federal, ou seja, aproximadamente 750,00.
    como se explica tal situaçã?????

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog