sábado, 11 de setembro de 2010

Quase 30 milhões entraram na classe média durante governo Lula

Quase 30 milhões de pessoas ingressaram na nova classe média entre 2003 e 2009. O dado foi divulgado hoje (10) pelo coordenador do Centro de Políticas Sociais da FGV (Fundação Getulio Vargas), Marcelo Néri. De acordo com a pesquisa, na época da crise a classe C cresceu mais do que as demais, chegando no ano passado a abranger 94,9 milhões de brasileiros, ou seja, mais da metade da população.

Ainda de acordo com o levantamento "A Nova Classe Média: o Lado Brilhante dos Pobres", a soma da população das classes A, B e C passa de 61%. Em 1992, as classes D e E é somaxvam 61% da população.

"Em seis anos, 35,6 milhões de pessoas foram incorporadas às classes A, B e C, o que equivale a mais da metade de um país como a França. Desse total, 10% foram registrados no ano passado, que foi o ano da crise", explicou Néri. Ele definiu o período 2008/2009 como um ano de crise para as elites, mas não para as estatísticas sociais.

RENDA

Em artigo publicado na Folha na quinta-feira, Neri revelou que a renda dos brasileiros mais pobres avançou mais que a dos mais ricos no ano passado. Os 40% mais pobres tiveram ganho de 3,15% e os 10% mais ricos, de 1,09%.

Os cálculos foram feitos com base na Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), e integram o estudo divulgado hoje.

Na média, a renda per capita dos brasileiros cresceu 2,04% entre 2008 e 2009.

De 2003 a 2008, a renda per capita dos brasileiros cresceu mais que o do PIB (Produto Interno Bruto). Enquanto o PIB avançou 3,78% ao ano e a renda se amplicou em 5,23% ao ano, em termos per capita (descontado o crescimento populacional).

Ano passado, o PIB per capita caiu 1,5% (por conta da crise, mas a renda medida pela Pnad subiu 2,04%.

Neri diz que o Brasil vive um crescimento comparável ao da China, mas diz que o avanço econômico no Brasil tem qualidade superior ao do país asiático.

"O boom brasileiro recente seria de melhor qualidade que o chinês pois vem acompanhado de maior equidade, enquanto a China vive uma crescente desigualdade similar a que vivemos durante o milagre econômico brasileiro dos anos 60, bem detalhado no livro seminal de Carlos Langoni." Reuters

5 comentários:

  1. Eu desci de C para E, com muita resistência, no governinho FHC e de E para C (quase B), com muito esforço, mas aproveitando as oportunidades, no Governo do Presidente LULA.

    fhc e os demotucanos são MUITO incompetentes.
    Será sempre um prazer votar a favor do PT.

    ResponderExcluir
  2. Peço aos companheiros a divulgação desse site http://infoguerrilha.wordpress.com/
    nele há todos os videos de sátira ao Serra, além do grande vídeo aonde Dilma faz aquela bela defesa de sua biografia contra Agripino(DEM). É um repositário de videos e informações rápidas contra as mentiras da mídia serrista e contra a farsa da campanha do Serra.

    Abrs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela nova página.Ficou linda!Sem perder o conteúdo, claro!

    ResponderExcluir
  4. Peço lincença para postar, aqui, matéria lançada no Luis Nassif.

    A resposta de Erenice Guerra
    Enviado por luisnassif, sab, 11/09/2010 - 16:08

    Nota à Imprensa - Casa Civil

    Sobre a matéria caluniosa da revista VEJA, buscando atingir-me em minha honra, bem como envolver familiares meus, cumpre-me informar:

    1) procurados pelo repórter autor das aleivosias, fornecemos – tanto eu quanto os meus familiares - as respostas cabíveis a cada uma de suas interrogações. De nada adiantou nosso procedimento transparente e ético, já que tais esclarecimentos foram, levianamente, desconhecidos;

    2) sinto-me atacada em minha honra pessoal e ultrajada pelas mentiras publicadas sem a menor base em provas ou em sustentação na verdade dos fatos, cabendo-me tomar as medidas judiciais cabíveis para a reparação necessária. E assim o farei. Não permitirei que a revista VEJA, contumaz no enxovalho da honra alheia, o faça comigo sem que seja acionada tanto por DANOS MORAIS quanto para que me garanta o DIREITO DE RESPOSTA;

    3) como servidora pública sinto-me na obrigação, desde já, de colocar meus sigilos fiscal, bancário e telefônico, bem como o de TODOS os integrantes de minha família, a disposição das autoridades competentes para eventuais apurações que julgarem necessárias para o esclarecimento dos fatos;

    4) lamento, por fim, que o processo eleitoral, no qual a citada revista está envolvida da forma mais virulenta e menos ética possível, propicie esse tipo de comportamento e a utilização de expediente como esse, em que se publica ataque à honra alheia travestido de material jornalístico sem que se veicule a resposta dos ofendidos.

    Brasília, 11 de setembro de 2010.

    Erenice Guerra

    Ministra-Chefe da Casa Civil da Presidência da República

    ResponderExcluir
  5. Eu estou entre os 30 milhões que tiveram a vida mudada, se sentiram gente novamente, com emprego e salário ainda não digno, mas respeitável, pela primeira VEZ eu e meu marido estamos ganhando 1000 reais cada por mês, quando antes rebolavámos os dois com 800 pra manter casa e filho pequeno...podemos nos dar pequenos luxos, que antes eram só sonho...pudemos planejar nosso futuro, estamos estudando e se Deus quiser até o fim do ano que vem teremos nossa casa e carro. Estarei na faculdade...por cota? se for o unico meio de conseguir chegar a faculdade, porque não? antes como era? só riquinho ia pra facul....Lula nos possibilitou sonhar e lutar pelo sonho... não sei como os defensores de Serra, insistem que ele não fez nada de bom, na epoca do FHC eles roubavam da mesma forma, e a população que se lixasse...vendiam até a alma pra privatizar tudo... aumentavam uma merreca no salario minimo e achavam isso bom? ainda bem que o Brasil acordou...Dilma 2010!!! a primeira mulher presidente do Brasil!!!

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog