terça-feira, 29 de junho de 2010

Alfabetização de adultos terá 2,2 milhões de alunos

A uma semana do fim do prazo para adesão de Estados e municípios ao Programa Brasil Alfabetizado, do governo federal, o Ministério da Educação faz a previsão de matricular, neste ano, 2,2 milhões de jovens e adultos em classes de alfabetização. O prazo para adesão de Estados e municípios termina domingo e a meta do ministério é fechar parceria com 1.450 secretarias de Educação.

Até agora, foram registradas 1.392 adesões - 23 Estados, o Distrito Federal e 1.368 municípios. Ainda não aderiram ao programa São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. O ministério repassa recursos aos Estados e municípios participantes para capacitações de professores, compra de material pedagógico, além de ser responsável pelo pagamento da bolsa dos alfabetizadores.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2008, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tem 14 milhões de analfabetos.

Um comentário:

  1. Este não precisa ser exibido, por conta das alianças.Enquanto o presidente Lula faz de tudo para ver seu povo alfbetizado, nas escolas municipais que não pertencem ao seleto grupo para a platéia ver, continua a nivelação por cima. Os menos piores vão avançando e os que têm mais dificuldades, não por serem menos inteligentes, mas por terem, em geral, uma história de vida difícil, embora de apenas 6 ou 7 anos, vão ficando para trás e mesmo repetindo de ano, não conseguem aprender sequer o abecedário. As Escolas do Catete têm professoras despreparadas emcional e pedagogicamente, vão adotando mais e mais livros, dizendo que as crianças têm que estudar com os pais,que, em sua maioria, mal sabem ler e escrever e não vejo perspectivs de mudança. Conversei com estudantes das escolas estaduais, por exemplo da Amaro Cavalcanti, e disseram que a recente reforma não incluiu a rede elétrica, então os computadores mandados pelo governo federal, mas com propaganda do governo estadual, estão guardados sem uso. É preciso uma forte fiscalização por parte do Ministério, não pode continuar essa mamata de receber verbas e usar a seu bel prazer, de continuar mantendo os jovens reféns de um ensino fraco e desestimulante. Já consegui convencer muitos jovens a voltar a estudar, mas acabaram desistindo, com a falta de professores e de incentivo nas escolas. O PT tem que se fortalecer aqui no Rio para ganhar alguma eleição e mudar a administrtaçãop da cidade e do
    estado. A culpa toda acaba indo para o Lula.
    Desculpe o desabafo e abraços da Lia Vinhas.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog