segunda-feira, 10 de maio de 2010

A policia paulista, governada há séculos por José Serra, mata mais um

PMs são presos acusados de matar mais um motoboy

Quatro policiais militares foram presos ontem suspeitos de terem matado o motoboy Alexandre Menezes dos Santos, 25, na madrugada de sábado.

Eles foram autuados em flagrante acusados de homicídio culposo (sem intenção de matar) e estão detidos no Presídio Militar Romão Gomes.

O crime aconteceu em frente à casa da vítima, em Cidade Ademar, zona sul. "Eles ficaram meia hora batendo nele e depois o enforcaram na minha frente", diz a mãe, Maria Aparecida de Oliveira Menezes.

Segundo ela, tudo aconteceu porque o jovem resistiu à abordagem dos PMs, que desconfiaram de sua moto sem placa.

"Podiam ter prendido por desacato, mas não precisava matar. Ele comprou a moto com tanto sacrifício e iria emplacar na terça-feira", disse a mãe, com a nota fiscal do veículo nas mãos. Ela recebeu a reportagem em sua casa na noite de sábado, enquanto aguardava a liberação do corpo do filho.

Tudo começou por volta das 3h, quando Maria ouviu barulho de sirene. Por ser a hora em que o filho costumava chegar do trabalho de entregador de pizza, se levantou. Antes de chegar à porta, escutou os gritos de Alexandre. Ao sair, o jovem já estava sendo espancado.

"Comecei a gritar que ele era meu filho, para não baterem nele. Mas eles falavam que eu parecia um canguru pulando e que, se eu não calasse a boca, eles iriam me prender. Não sei por que tinham tanta raiva."

Segundo ela, foram cerca de 30 minutos de pontapés e socos no estômago. "Eu tentava segurar a mão do policial e pedia pelo amor de Deus para que parasse. Eles diziam que meu filho era vagabundo, e eles podiam fazer o que quisessem porque eram policiais."

Só pararam quando Alexandre caiu, inerte. "Eu ainda tinha esperança de que tinham dado alguma injeção, mas depois vi o pescoço do meu filho mole, a baba escorrendo e a poça de sangue crescendo."

Nesse momento, Maria conta que os policiais se desesperaram. "Eles batiam no rosto dele, tentavam reanimá-lo. Quando viram que não tinha jeito, jogaram-no dentro de um carro e foram embora." Sem saber para onde ir, Maria correu para o Distrito Policial. Lá, alguém disse que o filho tinha apenas quebrado uma perna e estava hospitalizado. "Cheguei a sorrir. Mas durou tão pouco. Quando cheguei ao hospital, ele já estava no IML."

Enquanto o corpo de Alexandre era submetido à necropsia, Maria prestava depoimento. Atrás do vidro escuro, reconheceu três dos policiais que espancaram o filho. "Até ontem, meu sonho era ter um filho policial. Agora tenho medo deles."Em casa, Maria recebeu o atestado de óbito. As causas da morte: asfixia e traumatismo craniano. Alexandre deixou um filho de três anos e foi enterrado ontem. "Que tristeza. Enterrar um filho no Dia das Mães."

Você lembra? Coronel pediu desculpas por outra morte

No mês passado, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Camilo, escreveu carta de desculpas à mãe de outro motoboy. Eduardo Luiz dos Santos, 30, encontrado morto com traumatismo craniano e hemorragia em 10 de abril, três horas após ser abordado por PMs e levado a uma companhia da corporação na zona norte da capital.

O governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), autorizou o pagamento de indenização à família do motoboy.

Segundo a Folha informou semana passada, o número de pessoas mortas em confronto com a Polícia Militar no primeiro trimestre de 2010 subiu 40% em comparação a igual período do ano passado (de 104 para 146).

O comandante-geral da PM afirmou que o crescimento da letalidade é sintoma do aumento dos confrontos entre bandidos mais armados e policiais bem preparados
"A tecnologia utilizada fez com que a pronta resposta seja melhor. A polícia está chegando mais quando o delito ainda está acontecendo", afirmou.

"O bandido, por sentir-se mais fortalecido, talvez por estar com uma arma mais diferenciada ou mais potente, enfrenta a polícia. Aí, encontra um policial bem preparado. Esse é o diferencial", afirmou.

5 comentários:

  1. Desonra da farda.
    Governo estadual fraco (mínimo).
    Prefeitura incompetente.
    Justiça lenta, inepta (anistiou torturadores), lenta e preconceituosa.
    PSDB e DEM!!!
    Com esses ingredientes, o que esperar?

    ResponderExcluir
  2. ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRAsegunda-feira, 10 maio, 2010

    QUEM É MAIS BANDIDO ??? >>

    ESSA RESPOSTA NÃO SABEMOS ... >>

    AGORA, QUEM É MAIS COVARDE ? >>

    ESSA SABEMOS ... >>

    OS POLICIAIS SÃO PREPARADOS PARA ATACAR / AGREDIR ; ANDAM EM TURMA E ARMADOS. >>

    SOZINHOS SÃO UNS BORRA-BOTAS, ATÉ ESCONDEM A FARDA ...>>

    FAZER O QUÊ COM ESSES CRÁPULAS E SEUS CHEFES ??? >>

    >>

    ResponderExcluir
  3. Hélio Jacinto Pereirasegunda-feira, 10 maio, 2010

    Infelismente a Policia de SP, vem agindo de acordo com o tipo de Governo que temos em SP.
    Um Governo racista, autoritário que vive criminalisando movimentos sociais, que trata os Migrantes do Norte e Nordeste como pessoas de segunda classe, que trata os moradores de Favelas e da periféria em geral como marginais, um Governo que não tem o minimo respeito com os trabalhadores que constroem este Estado.
    Ainda por cima um Governo que paga os piores salarios as Policias Civil e Militar, obrigando os bons policiais a fazerem bicos para sobreviver e incentivando com isto os maus Policiais a partirem para ações criminosas.
    Um Governo atolado em corrupção, que vive usando as verbas do Estado para comprar apoio de Deputados e Jornalistas, um Governo que faz acordo com o PCC, que se une ao Gaeco para forjar uma operação como a Castelinho, que resultou na morte de 11 pessoas para obter ganhos politicos, um Governo que barra todas as CPIs na Assembleia Legislativa de SP.
    Um Governo podre que ao invés de usar milhões em verbas de publicidade, deveria usar o dinheiro para treinar a Policia militar e pagar melhores salarios, evitando mortes como estas.
    Fico abismado ao ouvir FHC falar que este Governo de SP é um Governo de mãos limpas, com tanta corrupção, com tantos crimes, fico imaginando como sera quando este Bando de Bicudos estiverem de mãos sujas.

    ResponderExcluir
  4. No século 21, com toda tecnologia disponível,
    ainda assim, vivemos como o homem das cavernas.
    Só que hoje, não se mata para sobreviver mas,
    simplesmente mata-se sem piedade.
    Precisamos trabalhar a espiritualidade, sem
    amarras com religiões ou credos de qualquer
    tipo.
    Devemos abandonar o 'Ter' e privilegiar o 'Ser',
    respeitando cada ser humano, só pelo fato dele
    ser um milagre da natureza.
    Somos solitários neste planetinha azul, perdido
    na imensidão do universo e, precisamos valorizar
    o ser humano , todos os seres vivos e o meio ambiente, reduzindo o consumismo exacerbado e
    vivendo de forma mais simples e feliz, com a
    distribuição dos bens produzidos em benefício
    de todos.

    ResponderExcluir
  5. Terrivel....terrivel...terrivel e o pior: constante. Pensei que barbáries institucionais dessa natureza, já fizessem parte de um passado remoto e distante a exemplo da Guarda Pretoriana que protegia os Césares Romanos em séculos e séculos antes de Cristo. Está certo que com a profissionalização da bandidagem, as polícias precisam se qualificar melhor. Mas o que vemos; apesar de todo o aparato técnico disponibilizados as polícias mais eficientes são policiais robotizados como que programados para se tronarem máquinas da morte a serviço do Estado, com o era a Guarda Pretoriana do Rei Nero de Roma sob o comando de Tijelinhus... Meus pêsames aquelas mães vitimadas pelo Estado de direito e pelo falecimento do prórpio Estado de direito dos cidadão de bem de São Paulo.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog