sábado, 1 de maio de 2010

Nem a Folha do Serra conseguiu abafar:Número de homicídios cresce 23% em São Paulo

A cidade de São Paulo está mais violenta e voltou a enfrentar um aumento do número de homicídios no primeiro trimestre do ano em comparação com o mesmo período de 2009.

O crescimento, de 23% No total, foram mortas 376 pessoas nesse período --mais de quatro por dia. Foram 1.224 homicídios em todo o Estado --alta de 7%.

Na tarde de ontem (30), a cúpula da Segurança Pública esteve reunida em torno dos números. Ninguém, porém, apresentou-se para comentá-los.

No início do ano, José Serra (PSDB), que deixou o governo para disputar a Presidência da República, atribuiu o crescimento dos assassinatos no Estado em 2009 ao desemprego e à crise econômica. Até o final de 2009, apenas a capital e a Grande São Paulo mantinham a tendência de queda de homicídios.

Crimes contra o patrimônio, o Estado também aumentaram ações atribuídas ao crime organizado, como roubos a bancos (de 16%) e extorsão mediante sequestro (25%).

Para o sociólogo José dos Reis Santos Filho, coordenador do Núcleo de Estudos sobre Violência e Políticas Alternativas da Unesp, os números apontam a necessidade de investigar mais homicídios e mostrar que há punição.

"Talvez o criminoso passe a avaliar que o custo benefício de se cometer um assassinato não valha a pena", avalia.

Já o advogado criminalista Roberto Delmanto Júnior, da Associação Internacional de Direito Penal, vê no aumento dos homicídios um recado para que o governo comece a repensar sua política de Segurança Pública. "Esse aumento é tão expressivo que não dá para atribuí-lo a problemas sociais."

2 comentários:

  1. Zé biruta detonou Sampa.

    Não podemos mais sair de casa, pelos seguintes
    motivos:

    -Transito congestionado.
    -Alagamentos
    -Pedágios caríssimos
    -não sabemos se irmos voltar

    O Iraque é aqui.
    Em 3 meses, 1224 pessoas mortas no ESP.

    E o Zé quer porque quer ser presidente.

    NÃO DEIXAREMOS !

    É Dilma lá em outubro, COM as mulheres e PARA as
    mulheres, COM os trabalhadores e PARA os trabalhadores.

    ResponderExcluir
  2. A Folha quando quer proteger Serra é implacável.
    Ela conseguiu abafar sim:
    http://www.tijolaco.com/?p=13759
    Mas a força da internet faz esses números vexatórios chegar ao destino certo.

    abs

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog