quinta-feira, 20 de maio de 2010

Dilma cresce e lidera em 7 Estados

Pesquisa divulgada ontem pelo Vox Populi revela crescimento da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, em sete Estados (SP, RJ, PE, BA, MG, PR e DF) em relação ao último levantamento de janeiro. Em outros dois Estados (PB e RN) a petista lidera, mas não há dados comparativos.

O PSDB tem vantagem em São Paulo tanto na disputa estadual quanto na presidencial. O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, perdeu cinco pontos percentuais em relação à pesquisa de janeiro, mas está 14 pontos à frente de Dilma, que cresceu 12 pontos entre os paulistas.

No Estado, o tucano Geraldo Alckmin supera a intenção de voto de Serra em sete pontos percentuais. Também tem mais larga vantagem sobre o petista Aloizio Mercadante, do que Serra em relação a Dilma no eleitorado paulista.

Da mesma forma, no Rio, o candidato governista, Sérgio Cabral (PMDB), que disputa a reeleição, supera a intenção de voto de Dilma no Estado. Ambos lideram as pesquisas no Rio. O candidato do PSDB à Presidência tem intenção de voto no Rio superior ao do palanque estadual. Fernando Gabeira (PV), recebeu 19% das preferências, taxa muito próxima à do pré-candidato do PR, o ex-governador Anthony Garotinho (18%), que ainda não definiu sua opção presidencial. A pré-candidata do PV, Marina Silva, ganhou 3 pontos em São Paulo e perdeu um no Rio.

Os dados mostram que os candidatos seguem a tendência dos resultados do primeiro turno da eleição presidencial de 2006, mas tanto Serra quanto Dilma ainda aparecem neste momento com taxas abaixo das registradas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e por Alckmin.

O resultado da pesquisa nos Estados acompanha a maior exposição de Dilma, mas o grau de conhecimento da pré-candidata do PT ainda é inferior ao do seu principal concorrente. No Paraná, Dilma é desconhecida por mais da metade da amostra do eleitorado (51%) e tem 32% das intenções de voto, enquanto Serra é conhecido por 65% e recebeu 44% das intenções de voto. O candidato tucano à Presidência tem uma preferência superior ao candidato do seu partido ao governo do Estado, o ex-prefeito de Curitiba, Beto Richa. Isso se deve, provavelmente, à boa colocação do pedetista Osmar Dias, que divide o eleitorado paranaense na disputa estadual. Dias ainda não declarou em qual palaque vai subir, mas tende a ficar ao lado da candidatura governista, pois seu partido é da base aliada do governo.

Em Minas, Dilma cresceu sete pontos. O palanque estadual é liderado pelo candidato governista Hélio Costa (PMDB). Entre os tucanos, Serra tem mais do que o dobro das intenções de voto do seu candidato estadual, Antonio Anastasia, enquanto Dilma está aquém de Costa.

Em Pernambuco, Dilma já ultrapassou mais da metade da intenção de voto, seguindo o desempenho de seu candidato a governador, Eduardo Campos (PSB), que disputa a reeleição. No Estado, Serra tem um patamar inferior ao de seu candidato, Jarbas Vasconcelos (PMDB).

Na Bahia, os dois candidatos ao governo estadual da base governista, Jacques Wagner (PT) e Geddel Vieira Lima (PMDB) somam 50% das intenções de voto enquanto Dilma tem 43%. Serra tem um patamar de intenção de votos semelhante ao de seu candidato local, Paulo Souto (DEM).

Um comentário:

  1. Se o alvaro dias for vice de serra dilma cresce muito no sul e alcança serra.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog