terça-feira, 4 de maio de 2010

Crédito para estudantes terá juro menor

Estão abertas as inscrições para o Fies. O programa de financiamento estudantil foi remodelado e agora tem juros mais baixos, parcelas de pagamento fixas e prazo maior para que a dívida seja quitada.

As inscrições deveriam ter sido abertas no início do ano, mas houve atraso devido à migração do sistema de informações da Caixa Econômica Federal para o Ministério da Educação. Desde de ontem, os interessados podem se candidatar por meio do site http://sisfiesportal.mec.gov.br em qualquer dia do ano. Não há mais período de inscrição.

As novas facilidades do Fies têm como objetivo recuperar o programa após ele perder espaço com o Prouni e crescer o número de universitários no Brasil, que tem apenas 13,6% dos jovens no ensino superior.

Neste ano, há orçamento para até 200 mil financiamentos, mas o ministro Fernando Haddad (Educação) afirma que, caso a demanda seja maior, o programa deverá ter uma suplementação de recursos. Ontem, até as três primeiras horas de funcionamento, 4.000 pessoas já haviam procurado o sistema.

Para se inscrever, o aluno já deverá estar matriculado em algum curso superior. Além disso, a mensalidade do curso deverá corresponder a no mínimo 20% da renda familiar mensal per capita. A parcela da mensalidade que pode ser financiada varia de acordo com essa renda. Se a mensalidade comprometer de 20% até 40% do valor, 50% dela poderá ser financiada. De 40% até 60%, 75%. De 60% para cima, 100%.

Após terminar o curso, o estudante terá 18 meses de carência antes de começar a pagar -antes, eram seis meses. As parcelas serão fixas até o final do pagamento. Os juros caíram de 6,5% para 3,4% ao ano para todos os cursos. O prazo de pagamento será o triplo da duração do curso mais um ano.

Em 2011

Quem quiser se inscrever no Fies a partir do ano que vem deverá fazer o Enem. A regra vale apenas para quem ainda não tiver começado o curso.

De acordo com o ministro Fernando Haddad (Educação), uma das razões para isso é que, a partir de 2011, o Enem deverá substituir a prova do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) aplicada aos universitários que estão no começo do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog