segunda-feira, 5 de abril de 2010

Dilma: "Serra não foi só ministro da Saúde. Foi ministro do Planejamento. Planejou o apagão."

Em sua primeira entrevista depois de sair do governo, a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, afirmou ao Estado que o PT não se assusta com a discussão da questão ética - conforme proposto pelo José Serra, pré-candidato do PSDB, ao fazer um balanço de sua gestão em São Paulo. "Esse debate é muito bom para a gente", afirmou, dando como exemplo "tudo o que foi feito" nas operações da Controladoria-Geral da União com a Polícia Federal. "Se teve um governo que levantou o tapete, foi o governo Lula. Antes não apareciam denúncias, porque ninguém apurava."

Sem citar nomes, ela criticou a atuação da Procuradoria-Geral da República durante o governo Fernando Henrique. "Acabamos com a figura do engavetador-geral. Onde está o engavetador? A União não engaveta mais nada", disse ela. "Nos sentimos muito à vontade em fazer essa discussão."

Dilma reconheceu as falhas no sistema de saúde e propôs aumentar os investimentos em educação. Disse que os rivais terão de mostrar propostas para o País não ficar estagnado: "O Serra que me desculpe, mas ele não foi só ministro da Saúde. Foi ministro do Planejamento. Planejou o quê, hein?"

A petista concedeu a entrevista de improviso, ao ar livre, ao final de uma caminhada pelo Parque da Península dos Ministros, no Lago Sul, bairro onde mora.

Ela foi para lá, dirigindo seu carro, um Fiat Tipo, ano 1995, com placa de Porto Alegre. Só tinha a companhia de Nego, seu labrador preto. Desde que deixou a Casa Civil, na quarta-feira, Dilma caminhou todos os dias. A seguir, os principais trechos da entrevista.

O presidente Lula disse que espera que seu sucessor faça mais pela educação. Qual sua meta para o setor?

Ele tem toda razão. Ele construiu um alicerce. Vamos ter que aumentar ainda mais os investimentos.

Hoje, o investimento não chega a 5% do PIB. Educadores sonham com 7%. É possível investir 10%?

Não vou dizer porcentual porque não sou doida, mas dá para aumentar progressivamente os investimentos. Não podemos esquecer que teremos recursos da exploração do pré-sal.

Mas a proposta de investir o dinheiro do Fundo Social do pré-sal em educação encontrou resistência no Congresso. Os partidos querem repassar os recursos para outros setores.

Aí não está certo, distorce o que pode ser o nosso passaporte para o futuro. Apostar na educação não é só uma questão de inclusão e dar suporte à inclusão social. Temos que investir em educação para sermos de fato um país de liderança mundial.

No debate sobre saúde, a senhora não teme enfrentar José Serra, que é um ex-ministro da área?

Não tivemos na saúde, nos últimos 30 anos, um momento tão propício, como agora. Demos um grande salto quando estruturamos o SUS (Sistema Único de Saúde), ninguém pode negar. O SUS de um lado garantia a atenção básica e a partir de um certo momento, as unidades básicas de saúde, com saúde da família, que atendem a gestantes, crianças e aqueles que têm doenças como diabetes, hipertensão. E tinham os hospitais. Neste processo, entre as unidades e os hospitais não tinha nada, não tinha a média complexidade. Uma pessoa ficava em filas e filas. Isso não foi resolvido por ninguém. Acho que o grande passo foi dado com as UPAs, as Unidades de Pronto Atendimento, que garantem atenção 24 horas por dia e impedem que a fila se dê no hospital, transfere o atendimento de urgência e emergência para essas unidades. As UPAs, que estão programadas para uma população de 100 a 200 mil, chegando a 300 mil, têm níveis de cobertura diferenciada. Em vez de ir direto para o hospital, uma pessoa que teve um ataque cardíaco segue para uma UPA. A unidade faz a prevenção, dispensando a fila no hospital. Se o ferimento ou o problema não for grave pode ser tratado ali.

Mas a realidade ainda é outra...

Acho que vamos mudar esta realidade. O pessoal tem toda a razão quando se queixa. Não tinha fila no INSS? Nós não falamos que íamos acabar? Acabamos. Vamos mudar a situação da saúde.

José Serra saiu do governo de São Paulo com um discurso focado na questão ética. Pode prevalecer esse debate no processo eleitoral?

Esse debate é muito bom para a gente. Pode olhar tudo o que foi feito. Nunca se esqueça que foi a CGU quem descobriu a máfia dos sanguessugas. Tudo foi feito pela CGU, combinado com a Polícia Federal. Se teve um governo que levantou o tapete, foi o governo Lula. Antes não apareciam denúncias, porque ficavam debaixo do tapete, ninguém apurava. Estava vendo, outro dia, um levantamento da CGU que mostra que as principais descobertas e investigações neste governo foram de casos que ocorreram em governos anteriores. A apuração das denúncias levantadas pela Operação Castelo de Areia é um caso. E acabamos com a figura do engavetador-geral. Onde está o engavetador? A União não engaveta mais nada. Nos sentimos muito à vontade em fazer essa discussão. Agora, se me perguntarem se isso rende frutos, acho que não rende. Eles pensaram que ia render em 2006. Acho que eles não podem ter só esse discurso. Vão ter que mostrar qual é a proposta para o Brasil não viver estagnado. O Serra que me desculpe, mas ele não foi só ministro da Saúde. Foi ministro do Planejamento. Planejou o quê, hein? Ali, se gestou sabe o quê? O apagão. O apagão que eu falo é o racionamento. Porque o pessoal usa um pelo outro. Racionamento é ficar oito meses sem energia.

A senhora trabalha para estar no mesmo palanque de Ciro Gomes ainda no primeiro turno?

Tenho uma relação muito forte com Ciro. Por conta do fato de termos sido ministros no primeiro mandato do presidente Lula. Foi uma época muito difícil, havia muita tensão, muitas acusações. O Ciro foi um companheiro inestimável. Ele pensa semelhante a todo o projeto do governo. Agora, o que ele vai fazer só ele pode dizer. Não tem como fazermos suposições sobre qual é o caminho político do Ciro.

O País ficou 21 anos sob ditadura e, há 25 anos, não tem direito oficialmente à memória dos tempos do regime militar. A senhora já disse que não aceita o revanchismo. Há condições para abrir os arquivos militares?

Não tem revanchismo em relação à memória. Fizemos todas as tratativas na Casa Civil, quando mandamos ofícios a todos os órgãos arquivistas existentes na República. Pedimos que entregassem os arquivos. Foi dito que tinham sido queimados. Então, que se apresentassem as provas. A Aeronáutica entregou a parte do arquivo. As demais Forças disseram que não existem arquivos. O que pudemos fazer, nós fizemos.

Se a senhora for presidente, vai abrir o arquivo do CIEx, órgão de inteligência do Exército?

O Brasil está bastante aberto. Depende do que vai ocorrer daqui para frente. O aperfeiçoamento da democracia não é uma coisa que se faz de uma vez por todas. Faz a cada dia. É um processo de consulta a pessoas.

Há clima favorável ao fechamento de um ciclo, à abertura do arquivo?

Acho que esse ciclo está consolidado, bastante consolidado.

Qual a proposta da senhora para as Forças Armadas?

O Plano de Defesa que fizemos foi uma das melhores coisas do governo Lula. Um país deste tamanho tem de aparelhar e valorizar as suas Forças Armadas, tem de ter uma estratégia de defesa. É preciso estar presente na nossa imensa costa, até porque temos a questão do pré-sal, e daí a importância dos submarinos.

---------------------
Comentário:

O "Estadão", em vez de se limitar a perguntar e publicar as respostas, como qualquer jornal sério faz quando entrevista, seguiu as diretrizes partidárias da Dona Judith, e atuou como Partido de Oposição.

Anexou à entrevista um texto de oposição com o título sinistro "Preste Atenção". Neste texto anexo, o Estadão se propõe a "rebater" as respostas avassaladoras de Dilma Rousseff. O rebate do Estadão, atuando como um dos líderes do PIG (Partido da Imprensa Golpista), não convenceu com seus fracos e tendenciosos argumentos:

- cita o mensalão de Roberto Jefferson (onde a Polícia Federal não protegeu ninguém, reforçando o que disse Dilma, que não esconde debaixo do tapete), e omite o mensalão de Eduardo Azeredo (muito mais grave, pois desviou dinheiro público da CEMIG e Secretarias) e o mensalão do DEM;

- o jornal do PIG, também mente ao contabilizar no escândalo Sanguessuga deputados de partidos fisiológicos e do PSDB que mudaram depois de 2002, como sendo da base governista do governo Lula, quando estes mesmos deputados, na época em que apresentaram emendas e receberam 70% das ambulâncias, eram da base governista de FHC. Há inclusive o vídeo do então ministro José Serra entregando ambulâncias em Mato Grasso:



- O jornal exibe mau-caratismo ao continuar fazendo ilações contra o ex-ministro Humberto Costa (PT/PE) no escândalo Sanguessuga. A CPI dos Sanguessugas o considerou inocente. Na justiça, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Pernambuco, o inocentou por 14 votos a Zero.

- O jornal também mente ao inventar uma insatisfação que não existe do presidente Lula com o Ministro Temporão, da Saúde. O presidente é exigente e queria que os resultados na melhoria da saúde pública estivessem mais adiantados, mas todo mundo sabe que o presidente Lula se queixa é da perda da CPMF (por pura maldade) para impedir que ele fizesse o PAC da Saúde. Leia mais aqui.

8 comentários:

  1. Com o que contamos se a mídia (PIG) é um partido sem eleição cf. disse Judith Britto da ANJ pois a oposição está fragilizada!? E o plano elaborado no Inst. Millennium? Lula/Dilma/esquerdas fizeram um bom governo. ISSO É INCONTESTAVEL e portanto Dilma merece continuar. Conto, comigo aqui teclando, com este e outros blogs. Contamos com o apoio de um Abílio Diniz que disse ser fã de carteirinha de Lula e achar adequado que uma mulher fosse a presidente como são executivas da iniciativa privada. Contamos que a mídia escrita e a televisiva concedida ser impossível ESCONDER uma montanha usando uma manchete. Contamos com alguma mídia mais independente como Carta Capital. Nessa correlação de forças, sejamos sensatos, nunca houve fatos, palavras e pensamentos que favoreçam o Brasil, via Lula/Dilma/esquerdas latino americanas. Precisamos dramatizar positivamente. Dilma é a continuação da construção de uma “América latina, berço de uma nova civilização” através do “Povo brasileiro” cf. Darci Ribeiro. As forças contrarias estão se auto fulminando quando recalcitram contra o aguilhão de suas calunias, da má fé, factoides e da psicopatologia social. Contamos que haja uma direita sensata que busca um equilíbrio com a esquerda como se desprende no artigo de Emilio Odebrecht “A imprensa e o NOVO Brasil”(Vd. Google). Contamos continuar pinçando nesse mar revolto que a mídia, transvestida de oposição sem projetos como aquele acima citado, alias mais defensora do complexo de vira latas, matérias, artigos, jornalistas mais equilibrados e a inação dos factoides. Quantos foram? O ultimo esse do Bancoop. Contamos que só pode ser uma intervenção favorável dos deuses, do cosmos, da lei que a tudo e a todos rege. E isso faz com que cada um de nós cumpra com a missão de ser feliz, sendo cidadão brasileiro. Não queremos exterminar com a oposição de direita se eleita pelos brasileiros. Vejam palavras do Abílio Diniz. Quando estou recebendo e-mails caluniando Dilma, respondo que estão se rebaixando e declaro intuir que possam estar inconscientemente cometendo atos de lesa evolução da humanidade ou de lesa pátria. Por exemplo, as esquerdas latino americanas, através do MERCOSUL, UNASUL, etc.estão criando condições para que aqui surja a NOVA RAÇA COSMICA, miscigenada com todos os povos, feliz apesar de todo sofrimento atual, filosoficamente mística e racionalmente cientifica. A direita digamos cumpriu o seu papel por bem ou por mal. A divindade “escreve certo por linhas tortas” sem infringir no livre arbítrio dos humanos. No planeta e no Brasil, quando FHC privatizou, quando minimizou o Estado, quando aplicou o neoliberalismo priorizando o Mercado sem um controle social, levou o Brasil àquela situação desastrosa da qual competentemente Lula/Dilma/esquerdas/amor, solidariedade, diminuição das desigualdades de renda familiar, inspirada e intuída por uma missão superior nos libertou. Vejam o caso da internet quando Lula propôs reativar a Telebrás, caso a iniciativa privada não fizesse custar 35,00 por 1Mb. A nossa é uma das mais caras do planeta e não é devido aos impostos no caso 25% ICMS estadual. A minha descontado ele sai por 65,77 mensais. A mesma mentalidade de que o Mercado por si só, dogmas como da mão invisível e de iguais oportunidades de educação e informação faria a distribuição meritória dos resultados. Ambas inexistentes devido o estado da educação publica gratuita e da manipulação que a mídia faz. A mesma mentalidade que levou o Senado a terminar com a CPMF contando com a “traição” de alguns da base do governo.
    Enfim, quero dizer encontrar a cada instante a sensação de que estamos conseguindo e não podemos nos deixar impactar pela malicia dos meios de comunicação. Estou convencido que é um embate de Davi com Golias. A nossa funda, a nossa pedra tem sua energia transcendental. Vale mais cada tecla que acionamos, cada pensamento e sentimento que compartilhamos aqui e no planeta.

    ResponderExcluir
  2. Duas entrevistas que 'mataram a pau';

    Dilma para o jornaleco.
    Lula para o PIG raivoso e desleal.

    O que as pessoas precisam entender, independentemente de partido, é que
    os países em desenvolvimento, são como
    uma criança se desenvolvendo.
    A atenção nesse período ou estágio em
    que se encontra o Brasil, deve ser focada no social.
    Educação,Saúde, moradia digna, renda, alimentação barata,emprego,infra-estrutura
    em constante construção, para o bem estar do povo em geral.
    Depois de ultrapassado este estágio, sendo um Brasil adulto, seguro, rico, aí podemos nos cobrar e comparar aos países europeus, por ex.:(exceto Grécia,Portugal,Espanha, Irlanda,etcc.)

    Porisso é continuidade desse governo que , para mim, pode ser definido por uma 'Social Democracia'

    É Dilma lá em outubro,COM as mulheres e PARA as mulheres e com o nosso voto também.

    ResponderExcluir
  3. UM DISCURSO DE ARREPIAR...


    MULHERES DA POLÍTICA CHUTAM O BALDE...

    CIDINHA DIZ: "A CORRUPÇÃO ESTÁ NO DNA

    QUANTO MAIS LADRÃO, MAIS QUERIDO É..."

    CIDINHA CAMPOS, A DEPUTADA DO PDT,
    BOTA PRA QUEBRAR NA
    ASSEMBLEIA LEGISTATIVA
    DO RIO.

    E TEM GENTE QUE DÚVIDA O QUANTO UMA MULHER PODE FAZER NUM GOVERNO...

    http://www.youtube.com/watch?v=G-SHAak_stc&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  4. Que tal alimentar o currículo da oposição para ser cobrado da oposição durante a campanha e nos debates pela Dilma? Ex: "Presidente da Bolsa e do BC de FHC vai ao exterior derrubar o Brasil"
    http://www.paulohenriqueamorim.com.br/index.php?s=arminio

    ResponderExcluir
  5. Para enquête:
    QUEM VOCÊ ESCOLHERIA PARA SER SEU AMIGO PARTICULAR?

    a) FHC “(Farol de Alexandria) “O destruidor do Brasil e a favor do trafico da maconha”.”.
    b) JOSÉ PEDÁGIO DO ALAGÃO, “O destruidor do Estado de São Paulo e o maior inimigo dos nordestinos”.”
    c) JEREISSATI, “O Coronel fracassado e dono de um jatinho que só ele pode ter”.
    d) ALCKMIN, (Picolé de chuchu), “O Campeão em licitações fraudulentas”.
    e) ARRUDA, “O Chefe do mensalão do DEM e único Governador preso na historia do Brasil”.
    F) KATIA ABREU, “Aquela que se candidatar à vice do Serra, ele morre do coração, depois de cortar os pulsos”.
    g) SERGIO GUERRA “O Babaca ou Ofélia, só abre a boca para falar besteira”.
    h) ÁLVARO DIAS “O maior criador de factoides do mundo”
    i) ARTHUR VIRGÍLIO, “O Fracassado, não consegue ganhar nem como Síndico no seu estado AM”.
    j) AZEREDO “O pai e precursor dos mensalões no Brasil e esta sendo indiciado por isso”.
    k) GILBERTO TAXAB, “O prefeito Incompetente que esta sendo cassado”.
    l) “YEDA CRUSIUS, ‘A do escândalo do Detram RS, com desvio de verbas para construção da casa própria”.
    m) CÁSSIO CUNHA LIMA (PSDB), ex-governador da Paraíba que consegui a proeza de SER CASSADO DUAS VEZES no mesmo mandato.
    n) DANIEL DANTAS, o banqueiro condenado a dez anos por passar bola, montou uma
    complexa operação na Itália para se livrar, aqui no Brasil, dos processos da Kroll. Chefe de um bando internacional de espiões.
    o) BETO RICHA (PSDB), é o novo prefeito da capital paranaense, vem a público uma nova versão do esquema. Dessa vez, na reeleição do prefeito.
    p) LEONEL PAVAN, Governador de SC, (TUCANO). Sua história está mais para prontuário de polícia do que para biografia. Investigado pela PF foi denunciado pelo Ministério Público e responde a processo por tráfico de influência e advocacia administrativa,

    q) Ou você prefere escolher melhor as suas amizades?

    ResponderExcluir
  6. Será que eu estou sonhando ou isso é verdade?
    “Presidente do PSDB diz que será o coordenador da campanha de Serra”.
    Portal da Folha Online.
    O presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, afirmou nesta segunda-feira em sua página no Twitter que será o coordenador da campanha do tucano José Serra à Presidência da República.

    Isso é Fantástico, Sergio Guerra sinônimo de imbecil, “O babaca ou Ofélia II só abre a boca para falar besteira”
    Agora eu tenho certeza que o Zé Pedágio do Alagão vai perder a eleição para presidente em 2010.

    ResponderExcluir
  7. Serra não tem diplomas (economista e engenheiro)
    Planejou e executou o Apagão .
    Planejou e executou o Alagão, junto com a Sabesp
    Planejou e executou o Pedagiaço.
    Planejou crateras, desabamentos de Vigas.
    Planejou e executou um encontro armado enter policiais civis e militares
    Planejou e executou dieta de coxinha aos professores.

    É um péssimo planejador.

    ResponderExcluir
  8. Fez de tudo o Serra nessa ocasião. Ministro do planetário viajor, deu de cara com a constituição. Sua intenção era acabar com a Zona Franca de Manaus, trazer as indústrias instaladas no norte para as margem do Pinheiros e do Tietê. Pro Serra o único índio que sabe alguma coisa, atende pelo nome de Artur Virgílio.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog