sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Minha Casa, Minha Vida – do sonho à realidade

Durante a visita à São Leopoldo (RS), entre diversas atividades e inaugurações, foi assinado mais um contrato do programa Minha Casa, Minha Vida, para atendimento da população que ganha entre três e dez salários mínimos.

O ministro das Cidades, Márcio Fortes, falou que as pessoas vão ter que se desacostumar de um hábito antigo de falar em “sonho da casa própria”, porque agora e cada vez mais esse não é somente um sonho, mas, sim, a realidade da casa própria.

Em São Leopoldo, há obras em praticamente “toda esquina”. Essa foi a forma que o

O prefeito Vanazzi, há obras em praticamente “toda esquina” de São Leopoldo, devido a atenção que o município vem recebendo constantemente do governo do presidente Lula.

Ele lembrou que, no lançamento do PAC Habitação e Saneamento, estavam destinados para o Rio Grande do Sul R$ 1,6 bi, valor esse que já está em R$ 2,9 bi.

A ministra Dilma Rousseff, falou do PAC, PAC 2, obras de saneamento, drenagem e habitação, em seu discurso:

“Viemos prestar contas do PAC, aqui, em São Leopoldo...

... Quando se investe numa obra de tratamento de esgoto a gente também está investindo em saúde, porque o esgoto tratado atinge diretamente a população no que ela tem de mais importante, que são as crianças, reduzindo a mortalidade infantil. Podem perguntar às mulheres, às mães, porque elas sabem muito bem da importância de uma obra desse tipo”.

... Toda vez que chove, a gente vê aquelas cenas tristes, com a água entrando nas casas, destruindo tudo. E tudo isso foi agravado, porque não havia política de habitação e a população acabava indo para as encostas de morro, as beiras de rio, as áreas de risco. Ninguém escolhe viver numa área de risco por que quer, mas acabava indo para esses lugares por necessidade. Agora, o governo do presidente Lula se preocupa com a segurança da população, com os locais onde esses brasileiros e brasileiras passarão a morar, a viver, porque não dá para mais para acordar no meio da noite com os móveis boiando, as coisas todas sendo levadas pelas águas das chuvas

... É por isso que obras de drenagem tem tudo a ver com moradia digna, que é o que priorizamos, por exemplo, no programa Minha Casa/Minha Vida. Estamos fazendo um milhão de moradias populares, mas se perguntar “isso basta?” Não, não basta. Ainda faltam seis milhões de moradias, que é o déficit habitacional no Brasil. Mas com o Minha Casa,Minha Vida nós mostramos que é possível diminuir esses números e atender quem ganha menos. Dá, sim, para se fazer política habitacional para quem ganha menos! E nós estamos fazendo isso!...

... Nós queremos e vamos garantir o futuro das crianças brasileiras, garantindo que todas tenham igualdade de oportunidade. Isso começa e se completa na área da educação. Começa com as creches, onde as mães podem deixar seus filhos e trabalhar. Mas nós também temos que pensar e agir no sentido de termos uma educação de qualidade. A ministra destacou o forte investimento do governo federal em educação profissional, as chamadas escolas técnicas. “O que uma mãe pode querer além de ter assegurado para seus filhos uma educação melhor?’ Ela mesmo respondeu: “Não, não há.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog